Turismo

Passeio de carruagem explora pequena cidade que mais parece um jardim

A pequena Niagara-on-the-Lake parece um jardim a céu aberto, tal o número de flores e de plantas espalhadas pelas ruas. O cenário pode ser explorado num passeio de carruagem que dura cerca de meia hora e é feito em veículos nos mais diversos estilos

postado em 08/12/2010 08:00
Carruagens percorrem a King e a Queen Street até o centro antigo e ficam mais enfeitadas quando transportam recém-casadosTudo bem, a atração maior é Niagara Falls, mas vamos começar nossa viagem pela charmosa, florida e romântica Niagara-on-the-Lake, localizada a apenas 15 minutos das famosas cataratas. Pelo caminho, você já começa a ter contato com uma das principais riquezas da região: vinhedos e vinícolas que conferem ao lugar um atrativo extra e superespecial. Com certeza, você vai acrescentar à sua programação pelo menos uma visita a uma das várias produtoras de vinhos.

Niagara-on-the-Lake, cuja população não chega a 20 mil habitantes, fica a apenas 90 minutos do Aeroporto de Toronto e a 45 minutos do de Buffalo (nos Estados Unidos, estado de Nova York). A cidade oferece uma boa variedade de opções em hospedagem, abrangendo casas no estilo bed and breakfast, motéis (vale lembrar que, no exterior, a finalidade deles é diferente) e pousadas, além de pelo menos quatro hotéis de luxo. Se você pretende conhecer o local durante os meses de verão no Hemisfério Norte (ou até mesmo no fim da primavera), encontrar um quarto pode ser uma tarefa difícil. Faça reservas com antecedência para não furar suas expectativas.

Para ter as primeiras impressões, a melhor opção é um passeio de carruagem ; puxada por garbosos e bem-tratados cavalos ; oferecido pela Sentineal Carriages. Assim, podem ser exploradas a cidade e as belas casas, conhecidos os pontos turísticos e históricos enquanto o guia passa informações sobre a vida local. Trata-se de oportunidade ótima para fotos. A cidade inteira é quase um jardim, tamanha a quantidade de flores espalhadas em canteiros por toda parte. O passeio dura em torno de 30 minutos e geralmente começa pela rua principal. Segue pela King Street e pela Queen Street até o que chamam de old city (que, de cidade velha, não tem nada), retornando ao ponto original.

Niagara-on-the-Lake divide com Niagara Falls a condição de cidade canadense preferida por casais apaixonados para passar a lua de mel. A primeira leva a vantagem de ser um lugar que, por sua própria natureza, transpira romantismo. Inspirada nisso, a Sentineal Carriages investe, nos últimos anos, em programações que fazem do casamento um momento ainda mais especial. É comum ver noivas sendo transportadas com toda a pompa por carruagens devidamente paramentadas para a ocasião.

Os cavalos que puxam os carros lembram os animais de filmes hollywoodianos. Há modelos de veículos em vários estilos e com capacidade para atender a diferentes números de pessoas. O preço do tour é estipulado de acordo com o carro escolhido e o número de passageiros. Para grupos que fazem reserva com antecedência, a empresa oferece condições bem especiais.

O jornalista viajou a convite da Canadian Tourism Commission

Setor levado a sério
Apesar de ser roteiro de viagem para visitantes do mundo inteiro em virtude de suas belezas naturais ; e sabedor da importância da área para a sua economia ;, o Canadá se preocupa, como poucos, com o turismo dentro de suas fronteiras e procura, por meio de medidas práticas de incentivo, consolidar e potencializar de forma geral o segmento.

A cidade é uma das preferidas dos canadenses para um programa a doisPor meio da Canadian Tourism Commission (Comissão de Turismo Canadense), o país faz regularmente um grande evento dirigido à imprensa mundial para divulgar o país como um destino dos mais interessantes para ser visitado.

O GoMedia Canada Marketplace reuniu pelo menos uma centena de jornalistas de todo o mundo em Toronto, e o Correio foi um dos cinco veículos brasileiros convidados. Durante três dias, nas dependências do Fairmont Royal York Hotel, um dos principais hotéis da cidade, os jornalistas conversaram com representantes dos mais variados segmentos turísticos, inteirando-se sobre atrações regionais, estruturas turísticas, condições de hospedagem, pacotes de viagens, etc.

O GoMedia reserva aos jornalistas três dias para reuniões e, posteriormente, mais quatro para um tour, para qualquer parte do Canadá. O próximo GoMedia já está marcado: será no ano que vem, em Calgary, provavelmente em outubro.

Outra vez, centenas de jornalistas vão levantar roteiros, situações e programações ; e divulgar o turismo canadense para o mundo inteiro. Detalhes que, com certeza, renderão frutos para um país que enxerga como o segmento é importante economicamente e, por isso, trabalha para incentivar o seu crescimento. (SS)

Quem leva
Sentineal Carriages

(905) 468-4943.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação