Turismo

Barco a vapor leva visitantes para ficar bem perto das Cataratas do Niágara

Quem faz o passeio sai encharcado e, ao mesmo tempo, emocionado. O auge está no momento da aproximação com as Horseshoe Falls, no Canadá

postado em 08/12/2010 08:00
Durante 30 minutos, o barco Maid of the Mist  proporciona visões sensacionais, bem próximas ao turbilhão ensurdecedorVocê pode deixar de fazer várias coisas ao visitar as cataratas, desde que não perca aquele que é o mais típico programa local: um passeio de barco a vapor por boa parte do lago, que se aproxima bastante das quedas-d;água. Maid of the Mist (ou Donzela da Neblina) é um tour que existe há 154 anos (o barco original foi criado em 1846). Hoje, os barcos Maid of the Mist IV e V têm capacidade para transportar 300 pessoas e os mais modernos, os Maid of the Mist VI e VII, levam praticamente o dobro. Todos os passageiros recebem, pouco antes de entrar na embarcação, uma capa de chuva impermeável.

O histórico passeio dura 30 minutos. Ele começa com uma visita bem pertinho das duas cataratas do lado americano: Bridal Veil Falls e American Falls. Apesar de bem menores do que a queda canadense, são sensacionais. Mas a emoção chega mesmo ao auge quando o barco se aproxima (ou tenta se aproximar) da canadense Horseshoe Falls, incrivelmente superior em tamanho e imponência quando comparada às quedas americanas.

A bordo do barco, que não consegue chegar tão perto, como ocorre com as outras duas cataratas, você vai perceber um barulho quase ensurdecedor. Entender alguma coisa dita por alguém torna-se tarefa quase impossível. E, apesar da capa impermeável, não há como sair do passeio totalmente seco, tamanho o volume da neblina de água que encobre a embarcação. Mesmo com o risco de estragar a câmera fotográfica devido à umidade, não dá para deixar de tirar um monte de fotos para registrar esse momento.

Apesar da capa de chuva, o turista não tem como escapar dos respingosBstidores
Se você é daquelas pessoas que não se dão bem com barcos, mas não quer perder o espetáculo de ver as cataratas de pertinho, há uma outra opção de programa, que também inclui uma capa impermeável no preço e leva o visitante a deques de observação ; onde as águas explodem à sua frente em uma queda livre de dezenas de metros. O programa chama-se Journey Behind the Falls (jornada por atrás das cataratas) e também não deve ser excluído dos passeios pelo complexo.

O tour começa por um elevador rápido, que vai conduzi-lo bem abaixo do topo das cataratas, levando-o posteriormente a um labirinto de túneis construídos originalmente em 1889. Nessa época, os visitantes se moviam seguindo guias com lanternas. Hoje, a operação é mais sofisticada, mas os objetivos e resultados são os mesmos. Dois portais que ficam no fim dos túneis oferecem uma impressionante visão por trás da cachoeira. Dá quase para tocar as águas que descem ladeira abaixo com as mãos. Também ali é quase impossível conversar, por conta do barulho do choque entre as águas e as rochas. (SS)

O que fazer
Journey Behind the Falls


Maid of the Mist

(905) 358-5781
O tour fica suspenso no inverno, recomeçando no início da primavera.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação