Segundo o diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Jurídico do Ministério do Turismo, Ricardo Moesch, a cartilha é uma evolução na área de serviço para os turistas e contribuirá para a organização dos hotéis para receber pessoas de vários países. ;A cartilha faz parte da estratégia de promover e assegurar a competitividade no mercado.;
A cartilha é baseada em oito princípios e analisa os seguintes tipos de hospedagem: hotel, resort, hotel fazenda, cama e café, hotel histórico, pousada e flat/apart-hotel. Todos eles são classificados em uma escala que varia de uma a cinco estrelas. Para isso, os estabelecimentos devem obedecer alguns critérios que se baseiam em infraestrutura, serviços e sustentabilidade.
O uso do sistema é voluntário, mas o local que utilizar a placa deve seguir a classificação, disse Moesch. ;Como o sistema é voluntário, o local que não quiser entrar na classificação não sofrerá sanção. Mas se optar por mostrar isso ao seu cliente, ele deve ser fiel à placa.;
O estabelecimento que desejar usar o sistema deve entrar na e preencher um formulário. O processo consiste no cadastro, na autorização e na manutenção da classificação.