Turismo

Um tour por Praga mostra a forma como o país se envolveu com a história

postado em 22/12/2010 08:00
A República Tcheca não é no Leste Europeu, fica no centro do continente. Os tchecos repetem isso com certo orgulho ferido. Como se quisessem alertar o interlocutor de que tudo o que se passa na Europa, de uma forma ou de outra, envolve o país de 10 milhões de habitantes ; menos que a cidade de São Paulo. Um passeio de duas horas a pé pelo centro histórico de Praga, a capital, confirma o recado.

Muitos dos grandes acontecimentos, desde a Idade Média até hoje, têm alguma relação, ou simplesmente foram antecipados em décadas, pelos tchecos ou com os tchecos. Assim, o país é um mostruário de história, arte e arquitetura. Carrega um certo ar de conto de fadas tanto no ambiente urbano ; nos centros históricos ; quanto no interior, onde florestas e monumentos no terreno montanhoso transportam o turista no tempo e no espaço, rumo a um lugar que sobrevive nos recônditos mais infantis da mente, onde a imaginação e a fantasia imperam.

O Correio passou uma semana em alguns dos cenários que os tchecos gostam de mostrar ao resto do mundo e mostra, a seguir, o muito que há para ver e fazer naquelas paragens no coração da Europa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação