Turismo

A variedade de praias no Brasil deixa o viajante numa deliciosa dúvida

postado em 19/01/2011 08:00
Se até Deus fez o mundo em seis dias e descansou no sétimo, abençoados sejam aqueles que puderam trabalhar 2010 inteiro e começar 2011 de pernas para o ar. De preferência, em alguma praia desse imenso litoral brasileiro, que não se iguala a nenhum outro no mundo. Podem falar de outras plagas, mas praia boa ; com infraestrutura, quitutes típicos e descontração ; é no Brasil. E, para turbinar suas férias, nesta edição especial do Turismo, garimpamos algumas boas ideias do Nordeste ao Sul do país.

; Um giro pelas praias

Praia da Tiririca
Preferida dos surfistas, tem movimento o ano inteiro. É uma pequena enseada de areias brancas e finas, coqueiros, águas esverdeadas e ondas fortes, protegida por paredões de pedra. Tem infraestrutura com barracas e pousadas. Fica a 30 minutos do centro de Itacaré.

Praia do Costa
Pequena, com muitos coqueiros, areia branca e solta. Localizada a 1km da vila de Itacaré, é pouco frequentada, pois não conta com infraestrutura e não é indicada para banho, em função da forte correnteza. Aconselhável apenas para contemplar o belo visual.

Praia do Coroinha
Porto de pesca e praia urbana, localizada no centro de Itacaré, com areia escura e águas não recomendadas para banho. À noite, é bastante agitada, com inúmeros bares, apresentações de capoeira e som ao vivo.

Praia do Resende
Localizada a 1km do centro de Itacaré, é uma pequena enseada com piscinas naturais, boas ondas para surfar, imensos coqueiros e areias brancas. Acessível por uma pequena trilha que sai da rua principal, é uma área de proteção visual ; não se permite nenhuma construção ; e uma das praias mais tranquilas de Itacaré.

Engenhoca
Frequentada por surfistas, é praticamente deserta, com uma paisagem formada por mata atlântica, coqueirais e um riacho na parte sul. Para chegar até a praia, é preciso fazer 15 minutos de caminhada por uma trilha.

Itacarezinho
Com extensão de 3,5km, apresenta morros, coqueirais e recifes. Tem ótimas ondas para a prática do surfe e conta com barracas, restaurantes e pousadas. Itacarezinho é ponto de desova de tartarugas-marinhas e, na parte norte, há uma cascata de água doce que desce da mata e cai diretamente na areia. A trilha que leva à praia atravessa uma propriedade particular, mas o trânsito é livre para pedestres.

São José
Área de preservação ambiental, tem coqueirais, areias brancas e ondas fortes, ideais para o surfe. Com boa infraestrutura turística, é cercada por hotéis de luxo e resorts, além de contar com diversos restaurantes. O acesso é feito por trilhas que passam por dentro desses estabelecimentos.

Jeribucaçu
Localizada dentro de uma fazenda de coqueiros, é uma das praias de Itacaré que ficam desertas quase o ano todo. O acesso é por uma trilha que cruza a fazenda. Praia boa apenas para contemplação da natureza, porque não se aconselha o banho na altura do encontro das águas do mar com o rio.

Hawaizinho
Considerada uma das melhores praias para surfar em Itacaré, é formada por pequenas enseadas separadas por recifes, com ondas fortes e muitos coqueiros, cercada por paredões de pedra e mata. Há um mirante natural de onde se pode apreciar a belíssima vista da praia, que fica semideserta na baixa temporada.

Praia da Ribeira
Última praia de Itacaré acessível de carro pelo Caminho das Praias, possui diversas barracas e estacionamento. Bastante movimentada nos feriados e nos fins de semana, a praia é cercada pela Mata Atlântica. Um pequeno rio desce da serra, formando cachoeiras e criando uma piscina de água doce.

Praia da Concha
Tem a maior infraestrutura turística, repleta de barracas e pousadas. Localizada perto do centro da cidade, é a mais movimentada durante o verão. Apresenta águas calmas, sem ondas, e muitos coqueiros.

Siriaco
Pequena e tranquila, é a praia mais escondida de Itacaré. Fica no meio da mata atlântica, formada por pouca areia e muitas pedras. Chega-se lá caminhando por 15 minutos em uma trilha. É ideal visitá-la com o acompanhamento de um guia local.

; Vá também

Barra Grande

Na Costa do Dendê, a 200km de Salvador e 150km ao norte de Ilhéus, fica a Península de Maraú, com suas mais de 40 ilhas. E ali, Barra Grande guarda seus segredos. Há muitas pousadas, das mais simples às mais luxuosas, que providenciam até traslado de jatinho a partir de Salvador. Em passeios de barco, dá para conhecer várias ilhas, como a do Sapinho (foto) e a do Goió. Preferencialmente em carros 4 x 4, já que as estradas não são muito boas, chega-se a praias belíssimas, como a de Taipus de Fora. Outras praias, que podem ser percorridas ao longo da Trilha Barra Grande ; Pontal, por cerca de 40km, não são menos belas, com seus coqueirais, restingas e riachos desaguando no mar. Para os amantes do surfe, a Três Coqueiros possui ondas grossas, em mar aberto. Os adeptos da vela têm bom refúgio na Praia de Saquaíra. A de Mangueiras também é tranquila, de águas mornas e claras, com atracadouros e bares. Experimente ainda tomar um gostoso banho na Ponta do Mutá.


Sul maravilha

A história do Brasil começa no sul da Bahia, e chegar é muito fácil, já que há voos para Porto Seguro. Atravessando o Rio Buranhém, Arraial d;Ajuda está à espera, com seu charme e suas belas praias, como a da Pitinga e Mucugê. O ideal é alugar um carro e ir passeando até Trancoso e Caraívas, descobrindo cada cantinho. Pouco depois de Trancoso, há o encontro do Rio da Barra com o mar, formando piscinas naturais. Uma delícia ficar por ali. Caraívas, com ruas ainda de terra e perto de uma das principais aldeias pataxós, é bem tranquila. A partir de Porto Seguro, pode-se ir até Santo André (foto), uma tranquila vila de pescadores, que também já está cheia de charmosas pousadinhas pé na areia. Arranje uma bicicleta para circular por lá e não deixe de conhecer a Praia de Guaiú, onde, na barraca da Maria Nilza você encontra os melhores pastéis de aratu do mundo. Vale um passeio até Belmonte, na foz do Rio Jequitinhonha, onde também se encontram lindas peças de cerâmica, a preços camaradas.


Cumuruxatiba

A pequena Cumuruxatiba ainda mantêm o ar de vila, mas já abriga dezenas de pousadas, várias delas pé na areia para receber quem prefere mais tranquilidade. Um quilômetro ao sul, a partir da vila, fica a Praia Dois Irmãos, que tem uma cachoeira descendo das falésias. Seguem-se as praias da Areia Preta, Japara Grande e Japara Pequena, só para dar alguns exemplos. Ao Norte, a Praia de Imbassuaba tem coqueiros, falésias e o Rio da Barrinha desaguando no mar. É imperdível. É lá também que fica a Barra do Cahy (foto), centro de uma polêmica: há quem acredite que Cabral teria chegado à costa brasileira por ali, e não por Porto Seguro. A gastronomia local tem no Restaurante Catamarã e seus pratos à base de polvo um grande exemplo de qualidade. As baleias jubarte são uma espécie de garotas-propaganda do lugar mas nesta época do ano, elas já foram embora (ficam de julho a novembro).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação