postado em 11/02/2011 01:30
Nem todo brasileiro gosta de carnaval. Tão comuns quanto os sambas-enredo e os trios elétricos que tomam conta do país nessa época do ano são aqueles que dizem não suportar essa folia toda. Mas até para este tipo de pessoa existe um destino certo: a cidade de São Paulo, que, apesar de ter seus desfiles e blocos de rua, também é repleta de atrações para aquele que, como já dizia Dorival Caymmi na música Samba da minha terra, ;é ruim da cabeça ou doente do pé;.De acordo com a São Paulo Turismo (SPTuris), instituição que regulamenta o setor na cidade, a maior metrópole do país tem 12,5 mil restaurantes (com 52 tipos de culinária) e 15 mil bares. Tem também 160 teatros, 110 museus, 260 salas em 55 cinemas, 40 centros culturais, 64 parques e áreas verdes, 240 mil lojas e 79 shoppings. Grande parte desses serviços funciona normalmente nos dias em que o resto do Brasil praticamente para. Além de não faltarem opções, existe um motivo em especial para visitar a cidade durante o carnaval: muitos moradores viajam, diminuindo a possibilidade de engarrafamentos e filas.
Ao passo que os habitantes deixam São Paulo durante o feriado, a cidade não recebe tantos turistas (foram 30 mil em 2010, número que deve se manter neste ano) quanto em outras épocas do ano. Isso significa maior disponibilidade nos voos e sossego para ver o que a cidade a oferecer de melhor. Segundo o último boletim semestral do Observatório de Turismo da Cidade de São Paulo, a ocupação dos hotéis em fevereiro (quando houve o carnaval) foi a menor do primeiro semestre do ano passado: 57,8%, perdendo apenas para janeiro, com 54,8%. Em fevereiro de 2009 (mês do feriadão de Momo), a ocupação também foi a menor dos primeiros seis meses: 48,9%. O número reduzido de hóspedes representa preços convidativos nas diárias.
Pastel
Um bom ponto de partida ; ou chegada ; para o passeio na capital paulista é o Mercado Municipal. Localizado no Centro, próximo à estação de metrô São Bento e à Rua 25 de Março, o mercado foi construído na década de 20 do século passado e tem características da arquitetura neoclássica, como os arcos e os belíssimos vitrais.
O mercadão também é um deleite ao paladar. Entre as iguarias, estão os sanduíches de mortadela no Bar do Mané, as frutas exóticas de diversas bancas e o pastel de bacalhau do Hocca Bar. Além das diversas opções de almoço, jantar e outras comidinhas, o mercado é referência nacional em ingredientes e produtos para culinária, oferecendo verduras, castanhas, frutos do mar, vinhos, queijos e chocolates.
Além do consumo e da boa comida, São Paulo também oferece belas vistas. Em termos de grandeza arquitetônica, outro ponto obrigatório é a Catedral da Sé, sagrada em 1591. Reformada no início do século 20, a construção é um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo. A igreja chama a atenção não só pela arquitetura, mas também pela localização, no centro da cidade.
Para os que buscam conhecimento, além dos indispensáveis Museu de Arte Moderna (MAM) e de Arte Contemporânea (MAC), uma pedida é o da Língua Portuguesa. O acervo é exposto com diversos recursos de interatividade, vídeos, textos projetados pela sala e galerias de imagens sobre as origens de nossa língua. O lugar ainda abriga exposições temporárias sobre grandes escritores brasileiros. Pelas paredes do museu, já passaram os textos de autores como Guimarães Rosa.
Metrô
Se você gostaria de ter uma ideia de como é ser paulistano durante a viagem, não existe jeito melhor do que fazer os passeios do que pelo metrô. Para não ficar perdido nas baldeações entre linhas, a SPTuris organiza o Turismetrô, uma série de visitas guiadas pela cidade, tendo como base o trajeto feito pelo transporte subterrâneo. Com grupos de até 25 pessoas e guias bilíngues, os passeios sempre saem da Estação da Sé e levam a pontos populares da cidade, como a Avenida Paulista, a Estação da Luz, o Memorial da América Latina e o Theatro Municipal.
O site da SPTuris também organiza um itinerário para quem quiser explorar a cidade a pé. Partindo de seis sugestões (Centro, Avenida Paulista, Liberdade, prédios históricos do centro de São Paulo, Oscar Freire e Vila Madalena), o endereço permite que você selecione quais locais quer ver e monta o itinerário via Google Maps.
O que visitar
Catedral da Sé
Praça da Sé;
(11) 3107-6832
No sábado, a catedral abre das 8h às 17h, com missa às 12h. No domingo, das 8h às 13h e das 15h às 18h, com missas às 9h, às 11h e às 17h. Na segunda e na terça, das 8h às 19h, com missa às 9h, às 12h e às 18h. Além disso, há visitas monitoradas aos domingos, das 12h às 13h.
Mercado Municipal
Rua da Cantareira, 306, Centro (Metrô São Bento);
(11) 3326-6664
Este ano, o Mercadão só fecha na terça-feira, 8 de março. Nas demais datas do carnaval, abre das 6h às 16h.
Museu de Arte Moderna
Parque do Ibirapuera, portão 3;
(11) 5085-1300
www.mam.org.br
O MAM estará aberto e terá exposições durante todo o feriadão. Funciona de terça a domingo, das 10h às 18h. A bilheteria fecha 30 minutos antes do museu. O ingresso custa R$ 5,50, mas a entrada é gratuita aos domingos.
Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz, Centro;
(11) 3326-0775
O museu não funcionará na terça-feira de carnaval. Normalmente, ele está aberto de terça a domingo, das 10h às 18h. A bilheteria encerra às 17h. Ingressos: R$ 6. No sábado de carnaval, haverá um desfile de rua, das 13h às 17h, com saída do Espaço Café.
Parque do Ibirapuera
Avenida Pedro Álvares Cabral, Vila Mariana;
(11) 5574-5177 O parque fica aberto das 5h à 0h e não altera seus horários para o feriado.
Sambódromo
Av. Olavo Fontoura, 1209, Anhembi Parque, Santana;
(11) 2226-0400
Se ainda assim bater a vontade de ver o carnaval, ainda dá tempo de comprar os ingressos para o desfile das escolas de samba em São Paulo. Eles podem ser adquiridos no telefone (11) 4003-2245 ou no site . Haverá desfiles de 4 a 6 de março.
COMO SE PROGRAMAR
Turismetrô
O Turismetrô tem horários no sábado e no domingo e funcionará no carnaval. Sempre partindo da Sé, os passeios começam às 9h e às 14h. Para saber mais sobre os roteiros, acesse . Quem opera os passeios é a agência de turismo Check Point. Para reservas, ligue (11) 2958-3714.
Turismo a pé
Os roteiros podem ser feitos no seguinte endereço: migre.me/ 3Ocxm.