Turismo

Nova Orleans (EUA), Veneza (Itália) e Cádiz (Espanha) tem seus carnavais

Só mudam os gêneros musicais, as fantasias e as atividades que embalam os foliões internacionais

postado em 11/02/2011 01:26

Os grandes desfiles de Nova Orleans são realizados longe do French Quarter e têm jeitão familiar: é preciso chegar cedo para se posicionar bemFora do país, é possível encontrar diversas cidades que comemoram o carnaval em datas parecidas com a do Brasil, embora com ritos completamente diferentes do verde-amarelo. Influenciados pelo calendário cristão, lugares como Nova Orleans (Estados Unidos), Veneza (Itália) e Cádiz (Espanha) celebram a terça-feira gorda (este ano, em 8 de março) e uma quantidade variável de dias antes disso. Em comum com os festejos brasileiros, além da época, os estrangeiros têm o fato de serem concorridos e de tornarem bem mais caro o turismo nesses destinos. Ainda assim, a experiência vale a pena para quem é fascinado pelas culturas locais ou já brincou o suficiente os carnavais do samba, do axé e do frevo.

Em Nova Orleans, por exemplo, a batida predominante é a do jazz, e ela não ecoa apenas pelas ruas do superbadalado French Quarter (aliás, o lugar menos indicado para sentir a alma da festa norte-americana). Para conhecer e amar o mardi gras, cujas celebrações começam no próximo dia 19, o turista deve acompanhar os desfiles grátis que rolam em outros cantos da cidade, promovidos pelas agremiações conhecidas como krewes. Fantasiados, seus integrantes ; alguns a bordo de carros alegóricos ; percorrem rotas em zonas menos turísticas da cidade, como o chique e residencial Garden District ou o Central Business District, repleto de arranha-céus. Percursos, datas e horários podem ser vistos no site oficial da festa, www.mardigrasneworleans.com/parade-routes/vieux.html.

Quem sonha em assistir a esses desfiles deve chegar no começo do dia para garantir o melhor lugar. Afinal, além de querer observar a evolução e as fantasias, o público também está lá pelos throws, nome dado aos agradinhos jogados pelos participantes das paradas. Muitos pulam para agarrar colares de contas (beads) e moedinhas coloridas (doubloons), entre outros souvenires. Abaixar-se para pegá-los no chão? Jamais! Os desfiles costumam ser tão cheios que fazer isso é arriscar-se a machucar as mãos.

Tamanha antecipação torna o mardi gras uma festa muito mais familiar do que certos vídeos da internet (em que mulheres bêbadas mostram os seios em troca de beads) talvez façam parecer. Horas antes dos desfiles, os arredores ficam cheios de cadeiras, cestas de piquenique e grupos de adultos e crianças, moradores e turistas. Estacionar, por sua vez, fica proibido, e a multa é gorda. Bebida alcoólica? Pode, desde que seja em lata ou em copos. Garrafas ficam de fora da festa.

O carnaval de Veneza homenageia as heroínas românticas, uma vez que cai na mesma data do Dia da MulherCantadas
Peitos de fora, bebedeiras e outras indiscrições são mais vistos na zona mais turística da cidade, o French Quarter, e na rua-símbolo, a Bourbon Street ; cenário de uma série de casas de prostituição ;, depois que os desfiles acabam. O clima noturno de ;liberou geral; atrai jovens e adultos de todas as idades e origens, inclusive trombadinhas, à região. Por isso, nada de levar carteira nem objetos de valor. Para as foliãs, uma dica: nenhuma é obrigada a levantar a blusa para ganhar colares. Mas as propostas e as cantadas de mau gosto podem ser inevitáveis. Na dúvida, fique só nas celebrações diurnas.

A primeira festa
Em português, mardi gras significa terça-feira gorda ou simplesmente a terça de carnaval. Na cidade norte-americana, a primeira festa se deu em 24 de fevereiro de 1857, com um desfile e um baile promovidos pelo Krewe of Comus. Hoje, as agremiações mais famosas ; e seguidas ; são as de Bacchus, Endymion, Orpheus e Zulu. A farra em Nova Orleans movimenta US$ 1 bilhão na economia local a cada ano.

Feminilidade à italiana
Moças, senhoras e meninas também estão em evidência em Veneza, cujas comemorações também começam a partir do terceiro sábado deste mês. A organização observou que, em 2011, a terça de carnaval cai na mesma data do Dia Internacional da Mulher. E tirou daí a inspiração para uma série de eventos que relembram o século 19 ; quando se deu a unificação da Itália ; e o romantismo das heroínas da época. Esse será o momento de as festeiras usarem não só as famosas máscaras, mas também espartilhos, perucas, anáguas e todas as peças que evoquem aqueles tempos. Já para os homens, fraques e bengalas podem perfeitamente fazer parte da fantasia.

[SAIBAMAIS]O primeiro evento, marcado para o dia 19, é um brinde coletivo em uma fonte de vinho instalada na Piazzetta San Marco. A partir daí, a cidade vira palco de uma série de bailes, desfiles, regatas, apresentações musicais e teatrais, todas sem custo para o turista ; porque, de caros, já bastam o pacote, a passagem e a hospedagem.

Igualmente grátis é a festa mais simbólica de Veneza: a que escolhe a mais bela fantasia de carnaval com máscara. A final será em 6 de março, a partir das 15h, na Piazza San Marco. E, antes disso, no mesmo lugar, entre os dias 3 e 5, haverá várias seletivas. Cores, originalidade e beleza serão avaliadas por um júri, que ainda levará em conta a elegância de quem veste a fantasia. Neste ano, serão premiadas a melhor máscara de carnaval e o melhor acessório no estilo do século 19.

A comemoração italiana não deixa de fora as crianças, que terão direito a uma programação recheada de brincadeiras, shows musicais, oficinas de arte e visitas guiadas, tudo isso nos jardins da Bienal de Veneza.

O carnaval termina com uma regata silenciosa à meia-noite de 9 de março, quando gôndolas e outras embarcações navegarão pelo Canal Grande num caminho iluminado somente por velas. Como em tudo o que diz respeito à cidade italiana, romantismo não deve faltar. (MC)

Farra mediterrânea
; O carnaval de Veneza inspirou outra celebração conhecida na Europa mediterrânea: a de Cádiz, na Andaluzia, sul da Espanha. A festa deste ano ai de 3 a 13 de março e, nesses 10 dias, as ruas da cidade recebem milhares de pessoas fantasiadas. Elas se divertem com grupos musicais ; muitos deles cantam sátiras aos personagens mais famosos do momento ;, procissões, apresentações de comédia ara adultos e crianças e hows de fogos de artifício. A comemoração é realizada desde o século 16.

Na internet

Carnaval de Cádiz


Carnaval de Veneza


Mardi gras em Nova Orleans

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação