Turismo

Aves continuam como símbolo de Porto de Galinhas

postado em 09/03/2011 19:53
Como todo local que já ganhou um inegável veio de cidade turística, Porto de Galinhas tem um centro de compras e restaurantes bem cuidado e organizado. A antiga vila de pescadores, em pouco mais de 15 anos, transformou-se, ganhou sofisticação e um ar cosmopolita, pois circulam pessoas do mundo inteiro por ali. A proximidade com a capital, a facilidade de acesso, a infraestrutura hoteleira e as piscinas naturais deram o impulso para que as operadoras montassem seus pacotes. A questão, agora, é como conciliar tudo isso sem descaracterizar a paisagem natural.

Por onde se ande, um detalhe logo chama a atenção: as penosas caracterizadas pela cor preta com pintinhas brancas estão por todos os cantos, a começar pelas esculturas de galinhas-d;angola ; produzidas com restos de coqueiros ; espalhadas pela vila. Elas também são destaque nas lojas de artesanato, que vendem ímãs de geladeira, chaveiros, panos de prato, móbiles, enfeites domésticos e camisetas com o tema. Há até orelhão caracterizado com o ícone do lugar.

A história que se conta é que o lugar ganhou esse nome por causa do tráfico de negros escravos. Quando a prática já era proibida, por volta de 1850, o comércio continuou sendo feito por baixo dos panos. À vista de todos, os navios chegavam com carregamentos de galinhas, mas, em seus porões, os negros se acocoravam. A senha entre vendedores e compradores era dizer que havia galinha nova no porto. O nome pegou. Ficou Porto de Galinhas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação