postado em 23/03/2011 14:31
Quem sai de Parnaíba com destino ao Maranhão precisa acordar cedo para poder observar com atenção cada uma das surpresas do caminho. A começar ; quando se passa pela Comunidade Santo Antônio, no município de Tutoia (MA) ; pelas várias mulheres que aproveitam a água de pequenos córregos para se refrescar e lavar as roupas com sabão em pedra.A 33km dali, está a cidadezinha de Paulino Neves, banhada pelo Rio Novo e próxima aos Pequenos Lençóis Maranhenses ; que, aliás, são de uma beleza estonteante. As dunas, algumas com 40m de altura e enfeitadas com coqueiros, compõem um dos cenários mais belos da Rota das Emoções.
A próxima parada do roteiro é o vilarejo de Caburé. Esse pequeno paraíso natural aos poucos torna-se conhecido por turistas do mundo inteiro. Escondida entre dunas, ao lado do Rio Preguiças, Caburé tem poucas, mas aconchegantes pousadas, como a Porto Buriti. Lá, o esquema é rústico.
Sem energia elétrica, movida a geradores, a vila permite que seus visitantes apreciem o céu estrelado em toda sua magnitude, o que não é possível em cidades grandes. Por esse motivo, entre outros, trata-se do lugar ideal para se isolar do mundo.
Cuxá
Se for almoçar na região, peça o prato mais típico: o arroz de cuxá. Feito com vinagreira, uma erva local azedinha, e camarão seco, ele é ideal para acompanhar peixes.
Depois da refeição, siga para o farol de Mandacaru. Com 40 metros de altura e 19 milhas de alcance, o farol é um ponto estratégico para observar as belezas da região, do alto. Agora, um alerta importante, caso decida subir as escadas até o topo (160 degraus): vá com calma. Pessoas com pouca resistência física já precisaram ser socorridas pelo marinheiro responsável.
À noite, só se ouvem os barulhos do vento e das ondas do mar. E, após as 22h, as únicas luzes disponíveis são as das estrelas e as de lamparinas, o que torna o lugar quase primitivo. (AR)