Turismo

Brasil terá mais voos para Canadá, México e Rússia

postado em 29/03/2011 22:51

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) fechou acordos de liberalização de voos ; mais conhecidos como open skies ; com o Canadá, o México e a Rússia. A ideia é aumentar a quantidade de voos entre o Brasil e esses países, embora os três documentos apresentem algumas diferenças.

O ajuste feito com o Canadá, por exemplo, não só acaba com as limitações no número de voos entre os dois destinos: também introduz o regime de liberdade tarifária, que abre a possibilidade para promoções e descontos mais agressivos nas passagens aéreas. Permite o compartilhamento de voos entre empresas brasileiras e canadenses e ainda com empresas de outros países. Anteriormente, a capacidade de voos era de sete frequências mistas (passageiros e carga) e mais três de cargueiros semanais.

No caso do México, foi totalmente liberado o estabelecimento de voos entre quaisquer cidades que não sejam Guarulhos (SP) ou a capital mexicana. O acordo ainda inclui a possibilidade de arrendamento e intercâmbio de aeronaves entre empresas aéreas de ambas as partes. Vale lembrar que, no fim de 2010, o país decidiu facilitar a entrada de brasileiros que não tenham visto e queiram viajar para lá de avião (http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2010/10/24/internas_economia,219729/index.shtml).

O acordo entre Brasil e Rússia, por sua vez, aumenta a quantidade de voos semanais de três para sete mistas, além de outros sete exclusivamente cargueiros. O regime de liberdade tarifária também faz parte do documento. Em 2010, a Rússia dispensou os brasileiros da necessidade de visto de turista (para viagens até 90 dias) e vice-versa.

Entendimentos recentes

Os três documentos somam-se aos assinados recentemente com a União Europeia (em 25/3) e os Estados Unidos (em 19/3). Até 2014, a capacidade de voos entre o Brasil ; especialmente nas capitais fora do eixo Rio ; São Paulo ; e os estados-membros deverá tornar-se ilimitada.

Já o entendimento firmado com os EUA prevê céus abertos a partir de 2015. Atualmente, os dois países são ligados por 154 voos semanais. Esse número começará a aumentar a partir de outubro, quando serão estabelecidos 28 novos percursos.

Segundo a Anac, o Brasil tem também acordos na modalidade céus abertos com Bahrein, Catar, Chile, Cingapura, Coreia do Sul, Costa Rica, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Gana, Hong Kong, Islândia, Jamaica, Omã, Quênia e Zimbábue.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação