Turismo

Mistura entre antiguidade e modernidade atrai visitantes a Istambul

A mistura entre antiguidade e modernidade atrai a Istambul 10 milhões de turistas por ano, número muito próximo ao da população local. No roteiro básico desses viajantes, estão os monumentos do lado europeu da cidade, como a Mesquita Azul

postado em 20/04/2011 08:00
Tire os sapatos e aprecie a beleza do interior da Mesquita Azul: todos podem entrar, embora haja espaços reservados somente para os muçulmanos.
O sol se põe em Istambul em um sábado chuvoso e com temperatura média de 7;C. Do alto dos minaretes das mesquitas, os alto-falantes fazem o convite para a quarta das cinco orações diárias muçulmanas. Dentro de uma loja de moda feminina na badalada Rua Taksim, importante centro comercial da cidade, uma jovem de pouco mais de 20 anos escolhe uma blusa tomara que caia ao som de música eletrônica turca. Acompanhada do namorado, vestida da cabeça aos pés, ela deixa à mostra somente os olhos e as mãos, tatuadas com desenhos florais.

Cerca de 95% da população de Istambul se declara muçulmana. Mas, assim como no Brasil existem católicos e evangélicos nada praticantes, a maior cidade da Turquia revela adeptos do islamismo que não seguem à risca as regras da religião. Ao mesmo tempo em que o visitante depara com cenas inusitadas para a realidade ocidental ; como fiéis ajoelhados em pequenos tapetes, de pés descalços, rezando virados para Meca em pleno aeroporto ;, encontram-se seguidoras de Alá sem véus e muçulmanos que bebem álcool, fumam e não frequentam mesquitas.

Para visitar Istambul, é necessário estar aberto ao novo, ao diferente. Ao tirar os sapatos para entrar na famosa Mesquita Azul, o turista também precisa despir-se de qualquer imagem preconcebida. Não dá para conhecer a cidade amarrado a estereótipos. A ocidentalização de Istambul, iniciada em 1923 pelo fundador da República da Turquia, Mustafa Kemal Atatürk, considerado o pai dos turcos, atribuiu à cidade um toque europeu, mas sem ofuscar o modo de viver asiático, tradicional.

É o resultado dessa mistura, do encontro de dois mundos tão distintos que atrai, todos os anos, cerca de 10 milhões de turistas a Istambul. No passeio de barco pelo Estreito de Bósforo ; os 32km que ligam o Mar Negro ao Mar de Mármara e marcam o limite entre a Europa e a Ásia ;, a diversidade característica da metrópole turca salta aos olhos. Iates de luxo e cargueiros navegam lado a lado. Nas margens, palácios onde os sultões moraram séculos atrás são vistos próximos de casas de veraneio milionárias.

Torneiras
Perto das mesquitas, ou seja, por toda a Istambul, há torneiras em que os muçulmanos se lavam antes das cinco orações diárias. Os fiéis limpam mãos, braços, pés, boca e nariz, partes do corpo mais expostas à sujeira.

O contraste arquitetônico pode ser observado no passeio de barco pelo Estreito de Bósforo

O jornalista viajou a convite da Turkish Airlines e da Pacha Tours

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação