Turismo

O cristianismo e o islamismo se encontram no museu de Hagia Sofia

postado em 20/04/2011 08:00
O céu de Istambul, repleto de pássaros, rende cliques excelentes
Na Hagia Sofia, a basílica que virou mesquita e hoje funciona como museu, o cristianismo e o islamismo se encontram. O local foi construído por volta de 530 a.C. pelo imperador Justiniano, para ser a maior catedral católica ortodoxa da época. Quase 900 anos depois, quando derrotou o Império Romano e tomou a então Constantinopla, o sultão Mehmet decidiu transformar o templo em mesquita. Hoje é possível ver, nas mesmas paredes, imagens de Nossa Senhora e Jesus Cristo e escritos em árabe em referência a Alá, a Maomé e aos primeiros califas.

Os principais monumentos de Istambul, a exemplo do Palácio Topkapi, ficam do lado europeu da cidade. O local, residência oficial dos sultões durante quatro séculos, é considerado o museu mais visitado da Turquia, com jardins estonteantes e um dos restaurantes mais tradicionais da gastronomia turca, com vista para o Bósforo. Ali, onde são guardadas relíquias como fios da barba de Maomé, será gravado o filme The Topkapi affair, com Angelina Jolie e Pierce Brosnan, cujo lançamento deve ocorrer entre 2012 e 2013.

Obeliscos
A Praça de Sultão Ahmet geralmente é o ponto de partida do city tour por Istambul. A área abrigou um hipódromo no século 4, com capacidade para 40 mil pessoas. As corridas de cavalos puxados por carroças serviam de propaganda para o imperador, que assistia a tudo do camarote do palácio, hoje a Mesquita Azul. A pista original está 2m abaixo do nível da praça. Daquela época, restaram dois obeliscos ; um deles trazido do Egito ; e uma coluna já danificada, no formato de duas serpentes entrelaçadas.

Próximo à praça, a cisterna da Hagia Sofia é parada obrigatória. O local, construído pelo imperador Justiniano para armazenar a água usada na então basílica, transformou-se em ponto turístico na década de 1970. O governo construiu trilhas para os visitantes, mas é preciso ficar atento às goteiras e ao chão escorregadio em alguns pontos. O ambiente escuro abriga 336 colunas, separadas umas das outras por 4m de distância. A criançada se diverte observando os enormes peixes na água e jogando moedas ; para dar sorte, segundo a tradição. (DA)

Exclusividade
A Mesquita Azul é conhecida, entre outros motivos, por estar localizada em frente à Hagia Sofia. O local é aberto à visitação gratuita, mas há um espaço dedicado somente aos fiéis.

Insistência
Na praça, há muitos vendedores ; incluindo adolescentes ; oferecendo mapas e guias em várias línguas e, ainda, piões. Eles não são tão insistentes, mas é preciso dizer não mais de uma vez caso você não queira os produtos e os serviços.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação