postado em 20/04/2011 08:00
Em um lugar com tantas muralhas, mesquitas e palácios, shopping não era para ser considerado atração. Em tese, passear por um lugar fechado e encontrar marcas já conhecidas no mundo inteiro não deveria entrar na programação do turista, ainda mais sabendo que, geralmente, ele reserva, em média, três dias para a estadia em Istambul. Nos últimos anos, porém, a maior cidade da Turquia viveu um boom de centros comerciais: atualmente há 93 deles espalhados pela metrópole ocidentalizada. Alguns, de tão luxuosos, quebraram o estigma de que shopping é tudo igual e viraram, sim, ponto turístico.
Para atrair ávidos compradores de outros países e ajudar a criar entre os turcos uma cultura do consumo além do Grande Bazar e do Bazar de Especiarias, os ministérios da Cultura e do Turismo da Turquia e o governo local lançaram este ano o Istanbul Shopping Fest. O período de promoções com descontos de até 50% começou em 18 de março e segue até o próximo dia 26. A temporada é semelhante ao Liquida-DF, organizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A propaganda de 40 dias e noites de liquidação está por toda parte em Istambul, com anúncios coloridos e fotos de mulheres bonitas com sacolas nas mãos.
Durante o festival, alguns shoppings funcionarão em horário especial, ficando abertos até as 2h. Para entrar nos principais centros comerciais, é preciso passar pela barreira de segurança, com equipamentos de raios X e detectores de metais. Apesar de ser um país livre dos conflitos do mundo árabe, a Turquia teme o terrorismo. O cuidado também se justifica porque algumas estações de metrô estão instaladas dentro de shoppings. Aos turistas, a dica: evite fazer fotos do esquema de segurança. Se você for visto, é bem provável que vigilantes turcos ; sem saber falar inglês ; lhe deem uma bela bronca e obriguem-no a apagar as imagens.
Tax free
As famosas grifes internacionais, como Banana Republic, DKNY, Levi;s, GAP e Louis Vuitton, têm lojas em Istambul e aderiram ao período de promoções. A lira turca vale, atualmente, pouco menos de um real, o que aumenta o poder de compra dos brasileiros. E, por meio do tax free, o conhecido reembolso dos impostos para consumidores estrangeiros, os turistas ainda podem receber de volta parte do valor gasto. Atenção: é preciso pedir a nota específica para o tax free na hora de pagar. Não basta o cupom normal. Há lojas, porém, que impõem um valor mínimo de compra para emitir o documento.
Como em toda promoção, é preciso rodar para encontrar boas oportunidades e checar as etiquetas a fim de conferir se, de fato, houve redução no valor cobrado. Em grandes lojas de departamento, blusas de boa qualidade (masculinas ou femininas) caíram de preço e chegam a custar 10 turcas liras, pouco mais de R$ 10. Na primeira semana do festival, a movimentação foi intensa nos principais centros comerciais de Istambul. No mais novo e badalado shopping, o Sapphire, os corredores ficaram cheios em pleno domingo. O empreendimento conta com seis andares e 130 lojas.
Na Rua Taksim (fechada para carros), uma dos centros comerciais mais movimentados de Istambul, as lojas também participam da temporada de compras. Nas vitrines, adesivos da campanha chamam a atenção para os descontos. No luxuoso shopping Grand Canyon, a estudante Huriye Bilal, 21 anos, enchia as sacolas de sapatos novos. ;Adoro fazer compras, ainda mais com preços em conta;, disse a turca, que mora em Antália, cidade a cerca de 800km de Istambul. ;Vim só por causa das promoções.; (DA)
Na Internet
; Saiba mais sobre a temporada de compras no site (em inglês):.