Turismo

Sem mar, Minas Gerais esbanja em nascentes, piscinas naturais e cachoeiras

Antes de banhar-se nas cachoeiras, nos rios e nos lagos de todas as partes do estado, é bom ouvir quem conhece a natureza e tem experiência em desbravá-la. Assim, você escolhe o melhor destino.

postado em 27/04/2011 08:00
A canoagem é um dos esportes praticados no Rio Cipó: canionismo e exploração de cachoeiras também são oferecidos por agências de turismo
Fazer um programa aquático em Minas é fácil. Afinal, o estado é privilegiado nesse aspecto, oferecendo alguns dos melhores rios, cachoeiras, lagoas, lagos, represas e termas ; cheios de atrações divertidas e relaxantes ; do Brasil. Sem contar os parques de águas minerais, que recebem visitantes de todos os cantos o ano inteiro. Como as opções são muitas, para não desperdiçar o tempo, nada melhor do que ouvir indicações de pessoas que passam a vida conhecendo, vivendo e se aventurando pelas várias regiões mineiras, criando e curtindo programas aquáticos.

O aventureiro Rodrigo Fiúza, fissurado por atividades carregadas de emoções a ponto de criar uma agência com o nome de Loucos por Aventura (), revela o quanto é difícil definir roteiros, tal o número de bons programas existentes no estado. ;Uma atividade que fiz e indico é a expedição de caiaque por uma boa extensão do Rio São Francisco, saindo da cidade de Pirapora e indo até bem perto da foz. Foram dois meses e meio de muitas surpresas;, conta, ressaltando que em Pirapora pôde realmente sentir como a cidade vive em função do Velho Chico. ;Se você quiser, ainda pode pegar lá um grande barco a vapor e fazer um cruzeiro de cinco dias, que também reserva muita emoção.;

Sob o forte calor do Norte de Minas, ele aportou em Januária, onde pôde visitar o Vale do Peruaçu, onde está uma das maiores concentrações de cavernas do mundo. ;Dentro do parque, fiz a medida da altura da Gruta do Janelão (178m), que se destaca por ser uma das maiores bocas de caverna do mundo. A caverna é cortada por um afluente de nosso São Francisco;, diz ele, lembrando que, alguns quilômetros adiante, o rio entra em terras baianas.

Para o aventureiro, outro destaque entre os rios mineiros é o Cipó, na serra de mesmo nome, a pouco mais de 90 quilômetros de Belo Horizonte. ;O local é famoso por suas cachoeiras e por sua água abundante. É imperdível ir a Conceição do Mato Dentro para conhecer a terceira cachoeira mais alta do Brasil, a do Tabuleiro. A localidade conta com toda a infraestrutura para que o turista possa se hospedar bem;, afirma (leia mais sobre Tabuleiro na página 3).

;São várias as atividades que podem ser feitas no Rio Cipó, como canoagem, canionismo e cascading (exploração de cachoeiras). Além disso, há muitas caminhadas fantásticas que se pode fazer rumo a pontos estratégicos e preservados do rio;, completa.

Pacote
A travessia de Pirapora a São Romão, feita em seis dias no Vapor Benjamin Guimarães, é organizada pela Paradiso Turismo (r; 11-3258-4722). O pacote, com preço mínimo de R$ 3.560, dá direito a hospedagem em cabine dupla e pensão completa. Inclui parte aérea e saída de Belo Horizonte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação