postado em 15/06/2011 10:08
Nas partes mais turísticas da cidade, o pedestre em Barcelona é cercado por museus, palácios e monumentos datados de muitos anos atrás, de uma época em que poderiam ser considerados um sinal de quebra de paradigmas e de busca pela vanguarda. Com o passar do tempo, as arquiteturas moderna e contemporânea misturaram-se ao gótico, dando à paisagem urbana um jeito de exposição de arte permanente.
Durante os passeios, especialmente quando se recebe a orientação de um guia local, é impossível não ouvir falar dos feitos de Antoni Gaudí (1852-1926), reverenciado pelos quatro ventos da capital catalã. O mérito não é à toa: são diversas obras do arquiteto na cidade. A de maior destaque e fama, sem dúvida, é o Templo Expiatório da Sagrada Família.
A gigantesca construção católica começou a ser traçada em 1882 e, ainda assim, segue incompleta até hoje. A estimativa é de que a conclusão se dê somente em meados de 2026, ano em que será celebrado o centenário da morte do autor do projeto. Os andaimes em torno do templo não são capazes, contudo, de minimizar o esplendor da obra de arte. Considerada um ponto obrigatório para qualquer visitante que chega a Barcelona, a Sagrada Família reúne três fachadas impactantes, repletas de mensagens religiosas.
[SAIBAMAIS]A da Natividade mostra o nascimento de Jesus Cristo, enquanto a da Paixão estampa a morte na cruz. Já a Fachada da Glória, a final, continua incompleta. De acordo com o projeto, a igreja contará com 18 torres quando estiver concluída ;12 representando os apóstolos, quatro para os evangelistas, uma para Jesus e outra para Maria ; e a central terá 170m de altura. Em novembro de 2010, o altar foi consagrado pelo Papa Bento 16, o que concedeu a autorização para a realização de missas diárias na nave principal.
Lagarta
Além do grande templo modernista, outros monumentos de Gaudí foram erguidos em Barcelona, igualmente responsáveis por atribuir a ele tamanha devoção. O Parque Güell, por exemplo, reúne alguns deles. O jardim, localizado próximo ao Tibidabo (montanha com 512m de altura, de onde é possível ver grande parte da cidade e do litoral), foi desenhado pelo arquiteto e construído no início do século 20.
Depois de 62 anos, ganhou da Unesco o título de patrimônio da humanidade. Ali é possível ver obras como a lagarta feita de azulejos em mosaico, além de outras estátuas, e ainda visitar a Casa-Museu Gaudí, residência do autor por 20 anos.
E, por falar em casas, não foram poucas as assinadas pelo arquiteto. Espalhados pela cidade, há edifícios como a Casa Milà ; no Passeig de Gràcia, uma das mais importantes avenidas locais ;, popularmente chamada de La Pedrera e que teve sua fachada transformada no que se assemelha a uma cortina de pedra, modelada em curvas. A mesma rua ostenta a Casa Batlló, erguida no século 19 e também reformada por Gaudí.
Próxima à Casa Lleó Morera (de Lluis Domenech i Montaner) e à Casa Amatller (de Josep Puis i Cadafalch), a Batlló faz parte do quarteirão que ficou conhecido como Manzana de la Discórdia, nome que evidencia a disputa de arquitetos pela obra mais sofisticada.
O que ver
; Casa Batlló
Passeig de Gràcia, 43
www.casabatllo.es
Diariamente, das 9h às 20h. Ingressos: 18 euros (desconto de 20% para quem tem o Barcelona Card). À venda no local, nos quiosques da Barcelona Turisme ou pelo site http://bcnshop.barcelonaturisme.com.
; Fundação Joan Miró
Parc de Montju;c
www.fundaciomiro-bcn.org
Terça, quarta, sexta e sábado, das 10h às 19h (de outubro a junho) e das 10h às 20h (de julho a setembro). Quinta, das 10h às 21h30. Domingos e feriados, das 10h às 14h30. Fecha às segundas (a não ser que seja feriado). Ingressos: 9 euros. À venda no local.
; Museu Picasso
Carrer Montcada, 15-23
www.museupicasso.bcn.cat
De terça a domingo (incluindo os feriados), das 10h às 20h. Ingressos: 10 euros. À venda no local. Entrada gratuita aos domingos, a partir das 15h, e no primeiro domingo de cada mês.
; Palau de La Música Catalana
Carrer Sant Pere Més Alt, s/n ;
www.palaumusica.org
Ingressos para a visita guiada: 12 euros. À venda no local (com desconto de 20% para quem tem o Barcelona Card), das 9h30 às 15h30, ou no site.
; Sagrada Família
Carrer de Sardenya, Plaça de la Sagrada Familia
www.sagradafamilia.cat
De outubro a março, das 9h às 18h; de abril a setembro, das 9h às 20h. Em 25 e 26 de dezembro e em 1; e 6 de janeiro, das 9h às 14h. Ingressos: 12,50 euros (adultos); 10,50 euros (visitantes de 10 a 18 anos) e entrada franca para menores de 10 anos.