postado em 15/06/2011 10:08
Embora tenha sido fundada durante o Império Romano e exiba uma enorme quantidade de monumentos históricos a céu aberto e em museus, Barcelona apresenta também atrações extremamente jovens e dinâmicas.
O fato se observa por conta do desenvolvimento industrial pelo qual a cidade passou e dos eventos que marcaram a região.
A cidade foi profundamente afetada pela Revolução Industrial, no século 19, que teve início na Inglaterra e se espalhou pelo mundo. Apesar de não ser nem a capital nem a cidade mais importante da Espanha, Barcelona foi a primeira do país a receber as inovações tecnológicas daquela época. E, mesmo tendo o desenvolvimento afetado por conflitos armados, a cidade foi beneficiada pela presença do porto mediterrâneo ; próximo ao bairro de Barceloneta ;, que permite o transporte de toneladas de mercadorias, além da passagem de cruzeiros pela costa, atração para turistas e moradores.
Mas o grande salto foi dado mesmo quando da realização dos Jogos Olímpicos, em 1992, que atraiu visitantes de todo mundo e deu origem a uma organizada infraestrutura. Ao todo, 169 países participaram das disputas, em grande parte realizadas no Parque de Montju;c (onde está a Fundação Miró). Lá ficam, por exemplo, o Estádio Olímpico e o Palau Sant Jordi, estruturas que merecem ser visitadas. De cima da montanha, os turistas têm ainda ampla visão de toda a cidade, da praia e do porto.
O próprio Port Vell ; Porto Velho, em português ; foi revitalizado tendo em vista a época de disputas olímpicas. Hoje, virou até ponto de encontro, embora os bares, as lanchonetes, as lojas e as discotecas sejam muito mais frequentados por turistas do que pelos moradores da cidade. Se quiser tentar um passeio por lá, os lugares mais razoáveis ficam perto da Torre Mapfre e do Hotel Arts.
[SAIBAMAIS]Nessa região, na Praia de Barceloneta, há também o Icebarcelona (Passeig Maritim de la Barceloneta; www.icebcn.com), o primeiro bar de gelo do mundo construído em uma praia. Pareceu estranho? Pois ali tudo é feito de gelo: paredes, sofás e até os copos das bebidas, em um ambiente mantido a -5;C. Claro que a cerveja mais gelada também estaria ali.
Antes de entrar no bar ; ao custo de 15 euros ;, o visitante (ou cliente) recebe uma roupa térmica caprichada. Do lado de dentro há ainda esculturas feitas em gelo por artistas de todo o mundo. Nos hotéis, é possível encontrar panfletos do Icebar que dão direito a um desconto de 10%.
Boas compras
A capital catalã revela seu aspecto moderno também na infinidade de lojas à disposição do público. Como a Espanha sofreu com a recente crise econômica global, os preços se tornaram mais acessíveis do que no resto da Europa. Além da elegante ; e cara ; Passeig de Gràcia, outro ponto conhecido por essa característica comercial são as Ramblas (apesar de boas para compras, são péssimas no quesito gastronomia), avenidas que vão desde a Plaça Catalunya até o porto. Nesse ponto final, está o Monumento a Colombo, estátua erguida em homenagem ao navegador espanhol em 1888.
Uma enorme e famosa loja de departamentos na praça é a El Corte Inglés (www.elcorteingles.es), que reúne diversas marcas, com produtos a preços em conta. Outra opção é procurar por pontos alternativos na cidade, como brechós e outlets.
E entre uma compra e outra, os turistas podem ainda aproveitar para observar edifícios históricos como o Palácio da Virreina e o Teatro do Liceo, além do Mercado da Boquería, todos localizados nas Ramblas. (ACF)