Turismo

Viajantes brasileiros tornaram-se os principais clientes de Orlando

postado em 06/07/2011 09:19

; Débora Diniz

Parques bonitos e cuidados, brinquedos modernos, shows bem produzidos, compras tentadoras. É quase impossível falar de Orlando, no estado americano da Flórida, sem usar adjetivos. Durante muito tempo, a cidade ficou conhecida como um lugar para visitar quando se é criança ou, no máximo, adolescente.

Mas isso começa a mudar. Basta andar pelas ruas para ver que há cada vez mais casais em lua de mel ou mesmo viajantes solitários que escolhem a cidade para passar alguns dias de muita diversão.

Um olhar atento também mostra outro fenômeno: o número de brasileiros visitando a cidade, que até dezembro deve chegar a 1 milhão. Diante disso, lojas, parques e demais atrações fazem de tudo para valorizar o passaporte verde-amarelo. Some à hospitalidade os preços acessíveis e veja por que o lema ;Dreams come true;(;Os sonhos se realizam;) ; escolhido por Walt Disney para imortalizar seu parque ; nunca foi tão real.

Diretor da Câmara de Comércio Brasileira da Central Flórida, o empresário Paulo de Souza revela: os brasileiros formam hoje a principal clientela do comércio local e são responsáveis por até 85% das vendas. Não por acaso, quase todos os estabelecimentos agora trazem algum atrativo para o público verde-amarelo.

O Florida Mall é um dos preferidos dos brasileiros que visitam Orlando: nos corredores, cartazes dão as boas-vindas em portuguêsUma das lojas mais movimentadas é a Perfumeland. Inicialmente projetada para a venda apenas de perfumes e cosméticos, hoje oferece também óculos, relógios e eletrônicos. Ônibus com grupos de turistas não param de chegar. ;Aqui é assim, movimento o dia inteiro;, diz o relações-públicas da megastore, Antonio Machado, mais conhecido como Toninho.

Alguns clientes são assíduos. É o caso do publicitário Anselmo Troncoso, de Goiânia, cliente há mais de 10 anos. A cada viagem, ele não deixa na loja menos de US$ 700. E, garante, vale a pena. A prova é um relógio comprado por US$ 250. ;No Brasil, ele custa R$ 2 mil;, compara.

Esse é o grande atrativo das compras em Orlando. Além da variedade de produtos, o preço é muito inferior ao cobrado no Brasil. Um tênis que custa R$ 400 nos shoppings brasileiros pode ser encontrado facilmente por US$ 100. O mesmo se dá com os eletrônicos.

A vantagem é tanta que alguns turistas esquecem o incômodo do transporte e trazem na viagem até aparelhos de TV. Uma LCD de 19 polegadas, com DVD embutido, era vendida por US$ 150 na maior rede de supermercados do país. Não teve para quem quis. Os brasileiros que chegaram antes levaram tudo, explicavam os vendedores. O mesmo aconteceu com iPods e diversos modelos de computadores, que desapareceram das prateleiras.

Os destinos de compras mais conhecidos da cidade são os outlets, shoppings criados para vender produtos que estão saindo da coleção. Mas os turistas estão descobrindo aos poucos que vale a pena também visitar os malls convencionais, com coleções novas, já que há sempre liquidações e os preços acabam sendo semelhantes aos das coleções antigas. Grandes redes de supermercados e eletrônicos também são boas opções.

A jornalista viajou a convite da Five Tour

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