Enviada Especial
postado em 13/07/2011 21:28
São Paulo - Imagine um supermercado onde é possível comprar, em vez de produtos básicos para a casa, pacotes de viagem, diárias de hotel e diversos serviços de que um turista pode precisar. Pois esse mercadão foi aberto (tem até prateleiras e caixas decorativas) hoje, no Parque do Anhembi, na capital paulista. Até 17 de julho (domingo), os pavilhões norte e sul recebem a sexta edição do Salão do Turismo - Roteiros do Brasil (realizado pelo Ministério do Turismo e com a participação de empresas privadas, organizações não-governamentais e escritórios de promoção turística dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.No coração da feira, companhias aéreas, operadoras de turismo, hotéis, serviços de receptivo e empresas de aluguel de carro disputam um mercado que ganhou 40 milhões de consumidores nos últimos 10 anos. Oferecem descontos e condições flexíveis de pagamento tanto para quem ainda quer viajar em julho quanto para quem sonha tirar férias na baixa temporada. E apostam nesses compradores para fazer com que o faturamento da área de comercialização aumente 10% com relação ao salão de 2010. No ano passado, foram vendidos R$ 7,9 milhões em produtos e serviços turísticos. Em 2009, R$ 6,8 milhões.
"Precisamos colocar o turismo na cesta básica do brasileiro", costuma repetir o atual ministro da pasta, Pedro Novais. E quem já conhece o gosto desse luxo anda pelo evento de sorriso largo e vários folhetos de publicidade na mão. É o caso do analista de logística Márcio Santos, 31 anos, e da atendente de cobrança Kátia Vitoriano, 33. "Sempre viajamos de ônibus, mas estamos preferindo o avião agora. O preço das passagens é o mesmo e ainda gastamos menos tempo. Dá para chegar a São José do Rio Preto em só 56 minutos. Na estrada, seriam umas seis horas", conta Santos, que foi à feira pesquisar passagens para a cidade paulista e alguns pacotes.
Ele encontrou, por exemplo, descontos de 30% nas da Trip, especializada em trajetos regionais. As tarifas valem para as 85 rotas operadas pela companhia e somente para compra nos dias do evento. "É a nossa terceira participação no Salão do Turismo, mas a primeira em que montamos um estande para comercialização", explica o diretor de marketing e vendas, Evaristo Mascarenhas de Paula. "Ainda é cedo para falar em quanto vendemos e quais os roteiros preferidos dos compradores da feira, mas aposto em Fernando de Noronha, nosso carro-chefe." No evento, o bilhete entre Natal e a ilha pernambucana -- para embarque em agosto -- pode ser encontrado por R$ 314,93, contra os R$ 449,90 pedidos pelos agentes de viagem ou pelo site.
A Azul Viagens, operadora turística pertencente à companhia aérea de mesmo nome, também aproveitou o salão para ofertar preços menores nos pacotes para alguns dos destinos brasileiros mais tradicionais: Foz do Iguaçu, Porto Seguro, Rio de Janeiro, Fortaleza e Serra Gaúcha, entre outros. Quem gasta mais de R$ 1 mil na compra desses roteiros ganha um abatimento de R$ 100. "Mesmo que o visitante do evento não adquira nada agora, ele já fica sabendo as opções que existem, aprende a usar o nosso site e pode comprar depois", conta o gerente de novos negócios da empresa, Marlon Ramirez. Essa ideia, por sinal, se repete nos comentários de outros participantes da feira: não raro, parcerias (com agentes de turismo) e compras costumam ser fechadas meses depois que ela acabou.
Além de adquirir produtos e serviços de turismo, o consumidor pode conhecer as mais variadas formas e cores do artesanato brasileiro. E, ainda, experimentar pratos típicos e assistir a apresentações culturais de todas as partes do Brasil.
SALÃO DO TURISMO - ROTEIROS DO BRASIL
Pavilhão de Exposições do Anhembi
Avenida Olavo Fontoura, 1209, Santana, São Paulo/SP
Na quinta (14) e na sexta (15), abre das 14h às 21h. No sábado (16), das 11h às 22h. No domingo, das 11h às 20h.
Verifique os preços dos ingressos no site
A jornalista viajou a convite da organização do evento