Turismo

Eventos políticos e culturais lembram os 50 anos do muro de Berlim

postado em 03/08/2011 11:14
Não é preciso se afastar do centro de Berlim para encarar a história de frente. Em várias partes das zonas mais turísticas, há ruínas do muro que, por 28 anos, dividiu a Alemanha até 1989 em duas realidades e se tornou o principal símbolo da Guerra Fria. A partir de 13 de agosto, os 50 anos da construção dessa fronteira de concreto serão lembrados com programação extensa de eventos políticos e culturais.

Haverá palestras sobre as pessoas que morreram ao tentar atravessar a fronteira entre a Alemanha Oriental e a Ocidental, bate-papos com as testemunhas daquele tempo e sessões de cinema ao ar livre (com filmes do começo da década de 1960).

Veja a programação completa no site http://50jahremauerbau.de/en/startseite/, em Commemorative Event. No link Supporting Programme da mesma página, há algumas sugestões de city tours históricos, como o River Spree as a Prohibited Zone (;O Rio Spree como Zona Proibida;).

Dos 155 km de extensão do muro, restam 3km que podem ser observados, por exemplo, na região onde foi inaugurada a mostra permanente da Topografia do Terror (leia quadro).

No endereço, bairro de Niederkirchnerstrasse, é possível ter acesso a escombros do muro e a inúmeras referências à polícia secreta alemã, Gestapo, e à paramilitar SS.

Ambas estavam a serviço do nazismo e funcionavam no local onde agora está montada a exposição. Testemunhar que a cortina de ferro agora serve de pano de fundo para fotos turísticas e buscar ainda hoje diferenças, mesmo que imperceptíveis, entre duas Alemanhas partidas ao meio, tudo ao alcance dos olhos, é estimulante

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação