Turismo

Saiba o que usar, comer e curtir em vários pontos da Jordânia

Ao contrário do que imaginamos, não estamos culturalmente tão distantes dos cidadãos locais

postado em 17/08/2011 11:26

O véu islâmico cobre a maioria das mulheres no país, mas não é exigido das turistas estrangeiras: a única recomendação é evitar roupas curtas ao andar pela capital, AmãAté meados de outubro, talvez um pouco mais, o Oriente Médio ferve ; calma, só em relação ao clima. Na Jordânia, os termômetros vão marcar mais de 40;C durante o dia. Então, o que levar na bagagem se nós, ocidentais, nem mesmo costumamos saber se podemos usar por lá bermudas, blusas decotadas ou cabelos soltos? A Jordânia, e não se faz juízo de valor aqui, talvez seja o mais ocidental dos países da região onde o fervor religioso domina efetivamente todas as vidas: cabeças, mentes, negócios, futuro e passado (não necessariamente nessa ordem de importância).

Em relação a roupas, um detalhe: boa parte das mulheres usa os tradicionais lenços e véus ; às vezes, a ;opressora; burca ;, mas eles também não são exigidos compulsoriamente, exceto em áreas rurais. Em Amã, evite shorts e camisetas, mas use e abuse deles ao visitar os mares Morto e Vermelho, em Aqaba.

Quanto ao calor, ao vento, ao deserto e a outros detalhes de clima e situações excepcionais, as obviedades de sempre: protetor solar, um bom desodorante, hidratante, protetor labial, chapéu, lanterna e repelente. Mas cuidado para não tornar o excesso de cuidados num estorvo. Lembre sempre que você estará num lugar único, mágico, não numa corte urbana europeia do século 19.

Túnicas de lã e turbantes são as vestes dos beduínos: elas mantêm agradável a temperatura corporal

E mais: fique tranquilo quanto aos costumes, pois provavelmente estará do seu lado um bom guia, que dirá até se é aceitável cumprimentar, fotografar e sorrir para alguém. Ele, o guia local, estará sempre atento: quando você quiser uma bebida alcoólica (servida apenas em restaurantes para turistas e nos hotéis), quando for comprar algo (barganhar é obrigatório no mundo árabe, nunca se esqueça disso) e até mesmo ao passar em frente à Embaixada dos EUA, da qual nem mesmo os nativos podem fotografar e ;guardar; recordações, por razões de segurança.

As mulheres devem evitar estender a mão para cumprimentar os homens. Boa parte não gosta e reage recolhendo os braços e dando um passo atrás. Nem é bem uma gafe, mas; Também não ofereça a face para beijinhos ; no caso, os homens é que fazem isso.

Como em qualquer viagem longa, leve uma muda de roupa à mão (não há voos diretos entre a Jordânia e o Brasil, e você certamente passará por Israel, Dubai ou Europa). (RF)

Pulseiras artesanais jordanianas: ótimos presentes para levar em grande quantidade

Moda islâmica
Longe dos shoppings centers luxuosos de cidades de Dubai e de Abu Dhabi, nos ricos Emirados Árabes, ou mesmo de Amã, esconde-se um mundo diferente, em alguns casos, cruel, do ponto de vista ocidental: no Irã, país de povo persa e islâmico, as mulheres têm que usar, por lei, o xador, espécie de vestido que cobre literalmente todo o corpo, à exceção dos olhos. Pior: no Afeganistão, país que também não tem origem árabe, mas é profundamente islâmico, a vestimenta feminina mais popular é chamada de hijab: a burca, uma versão radical do xador que não se deixa ver nem sequer os olhos da mulher.

No geral, turbantes e túnicas vêm dos beduínos e aguentam dias quentes e noites frias e foram adequados ao Islã: não deixam que fiéis mostrem ;partes íntimas;. As mulheres podem exibir, no máximo, o rosto e as mãos. Mas as ditas modernas ignoram ou adaptam os costumes locais aos globais. Outra coisa curiosa, e relevante: os beduínos usam, apesar de mais cara, a lã: ela é isolante térmica e mantém a temperatura do corpo por volta dos 37;C, abaixo da ambiente.

; Icharb -
Lenço (há belos, de todas as cores, geralmente de seda, à venda em Amã, Petra e na região do Mar Morto) que cobre os cabelos e deixa só o rosto livre. O nome deu origem à clássica echarpe.

; Turbante -
O nome também dá a dica: enrolado na cabeça, pode mostrar a origem tribal e a posição social

; Cafia - Pano quadrado (custa 5 dinares em Petra, por exemplo) que, na cabeça, é preso por uma tira chamada igal. Quem popularizou bastante o paninho foi Yasser Arafat, líder dos palestinos, que morreu no fim de 2004

; Túnica - Como o nome diz, roupa de manga comprida que cobre todo o corpo e, por questões prático-ambientais, deveria ser clara (para rebater o sol). Mas muitas mulheres, islâmicas fervorosas, usam pretas ; e é uma atração à parte para as câmeras fotográficas de qualquer turista ocidental. Geralmente, elas fingem que não estão nem aí...

; Ihram -
Conjunto de duas toalhas brancas, e apenas isso, usado nas peregrinações. Nem mesmo calçados são permitidos.

Fonte: Comunidade Árabe-Brasileira

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação