O verão ainda não chegou, mas Pernambuco já ferve, apresentando a moradores e turistas uma programação cultural diversificada. Até novembro, maratonas literárias, eventos de dança, shows internacionais e exposições permitem montar uma agenda com saídas todas as noites (ou quase). Não à toa, pesquisas da Secretaria de Turismo do estado apontam que os atrativos do patrimônio histórico e cultural já são o segundo principal fator decisivo em relação à escolha do destino (só perde para as praias).
O agito começa com a Mostra Internacional de Música de Olinda (Mimo). Até domingo, as igrejas e as praças viram palco para atrações como o minimalista Philip Glass, um dos mais influentes compositores do século 20. No evento, Glass ; em apresentação inédita no estado ; fará concerto em dueto com o violonista californiano Tim Fain, mais conhecido por sua atuação como solista ao lado de Natalie Portman no filme Cisne negro.
Em outubro, a capital do frevo baila todos os ritmos com o Festival Internacional de Dança do Recife. Realizado na segunda quinzena, o evento reúne atrações dos mais diversos países e vertentes. As apresentações ocupam ruas, espaços comerciais e teatros. Profissionais, estudantes e a população em geral podem aprender e se aperfeiçoar nas aulas.
Fliporto
Em novembro, o destaque fica por conta da literatura. Entre os dias 11 e 15, Olinda sediará a sétima edição da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), cujo tema será Oriente e suas aproximações com o Brasil. Homenageará também Gilberto Freyre, autor do primeiro livro turístico do Brasil, o Guia prático, histórico sentimental da cidade do Recife, em 1934.
Entre os nomes já confirmados estão o indiano Deepak Chopra, o caribenho Derek Walcott (Prêmio Nobel de Literatura em 1992), a poeta e jornalista libanesa Joumana Haddad e o brasileiro Fernando Morais. Além da programação literária, a festa contará com ações destinadas às crianças e aos adolescentes, espaço dedicado às novidades da literatura no âmbito da tecnologia, circuito gastronômico e de cinema.
Os organizadores vão investir cerca de R$ 3,5 milhões no evento, no qual esperam reunir um público de 80 mil pessoas em cinco dias de festa. A expectativa não se dá só em função da quantidade de dias e atrações, mas também do feriado prolongado da Proclamação da República. A Fliporto é, atualmente, a segunda feira literária do país, perdendo apenas para a de Paraty.