Turismo

Templo de Sensoji e ruas de Shibuya apresentam os contrastes de Tóquio

postado em 21/09/2011 09:53

Irasshaimasê! Bem-vindo! Tóquio é uma cidade muito grande e conhecê-la é programa para no mínimo 10 dias. Se o tempo disponível for menor, curta o possível dentro do seu roteiro e daquilo que estiver nos objetivos da sua viagem. Não deixe de visitar ; no bairro boêmio de Asakusa, perto do Rio Sumida ; o grande parque onde estão pelo menos cinco templos budistas venerados pelo grande shogun Tokugawa. O mais antigo deles é o de Sensoji, fundado em 645 d.C. A cada ano, cerca de 20 milhões de pessoas visitam esse templo, construído em homenagem à deusa Kannon.

O acesso a Hozomon (Porta do Tesouro), a entrada principal do templo, se dá primeiramente pela Kaminarimon (Porta do Trovão) e, depois, pela Rua Nakamise Dori, um bulevar comercial com mais de 90 pontos de venda. Nessa via comercial, você poderá comprar uma infinidade de produtos típicos, como osembe (o famoso biscoito japonês), hachimaki (fita típica para a cabeça) e quimonos, entre outros suvenires dos mais variados tipos.

Antes de visitar o templo principal, você deve participar da cerimônia de purificação. Na fonte sagrada, beba no mínimo três goles de água límpida. Em silêncio absoluto, suba as escadas do templo e vá até o altar de Buda, harmonizado por arranjos florais. Mestres estarão acompanhando-o nessa cerimônia e, no fim, se você for escolhido, ganha uma pulseira de pedrinhas marrons e brancas, sinal de sorte e prosperidade para sempre.

No recinto do templo de Sensoji, você ainda poderá ver o O-koro, um grande incensório. De acordo com a tradição, a fumaça que sai desse recipiente fortalece os fracos e cura os doentes. Se sobrar um tempinho, aproveite para ver o Demboin, um jardim pleno de tranquilidade e espiritualidade.

O parque em volta do templo é lindo (repleto de flores e de recantos), bem cuidado ao extremo e com imagens de budas aqui e ali. Tudo nesse parque celebra a paz e o bem-estar entre os humanos. É o espaço mais tradicional da capital japonesa.

Há também inúmeros restaurantes tradicionais em volta do local. Todos servem sushis, tempurás, missoshiro, yakissoba, sunomomo, harumaki e outros pratos inesquecíveis, quase sempre acompanhados de arroz. Toda a alimentação é acompanhada por chás. Arranjos de ikebana e bandeirolas com ideogramas fazem parte do visual dessas casas.

Penduricalhos
Se você quer ir além do lado mais tradicional e busca a modernidade nipônica, vão aí duas dicas. A primeira: pegue o metrô Ginza Line (linha laranja) e vá até a estação de Shibuya, onde fica um famoso cruzamento de seis avenidas, que todo mundo atravessa ao mesmo tempo. Na praça de Shibuya, você poderá tirar fotografias com a estátua do cão Hachiko, personagem do filme Sempre ao seu lado, e dar uma volta para conhecer as lojas mais estilosas de Tóquio.

Nelas, encontram-se centenas de meninas literalmente fantasiadas como bonequinhas, ao estilo de Amy Winehouse. Saias curtíssimas, celulares cheios de penduricalhos, saltos altíssimos e andar trôpego, cruzando as pernas. Elas falam o tempo todo ao celular e nunca se tocam. Os rapazes também botam para quebrar. Quase todos têm as sobrancelhas bem definidas, usam óculos com aros bem grossos e se maquiam a valer. É a porção gay do Japão.

Para encontrar bugigangas eletrônicas, o rumo é outro: o da estação de Akihabara, onde fica o hipermercado Yodobashi, com seus nove andares de aparelhagens eletrônicas e digitais. Reserve no mínimo quatro horas para essa visita. Lá, você pode adquirir um iPad de 64GB por apenas R$ 1,4 mil ou 65 mil ienes. Por um de 32GB, paga-se 49 mil ienes, ou R$ 1.090, com o compromisso de só abrir o bichinho fora do Japão (pois esse é o preço da venda livre de impostos, só permitida aos turistas). Quando se compra no sistema tax free, as notas fiscais ficam presas ao passaporte e, quando o viajante sai do país, elas são recolhidas pelo guarda alfandegário japonês.


SAIBA MAIS
Outra denominação

O Templo de Sensoji também é conhecido como Asakusa Kannon, numa referência ao bairro onde foi construído e à deusa homenageada no local.

Onde comprar
Yodobashi
1-1 Hanaoka-cho, Akihabara; 81-3-5209-1010
Abre diariamente, das 9h30 às 22h.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação