Turismo

Emaranhado de linhas do metrô de Tóquio representa um atrativo e um desafio

postado em 21/09/2011 09:57
O metrô que serve à capital japonesa ; o Tokyo Metro ; é uma cidade à parte e traduz muito bem a praticidade e o espírito tecnológico nipônicos. Olhando o mapa, supercolorido e repleto de ideogramas, descobre-se uma plástica teia de linhas, estações e entroncamentos construídos, em alguns pontos, a quase meio quilômetro abaixo da terra, com jardins, passarelas, shoppings e restaurantes. São 13 linhas com cores e nomes diferentes e mais seis de trens urbanos, inclusive os trens-bala e os expressos, que se conectam entre si em mais de 200 estações diferentes e transportam diariamente mais de 5 milhões de pessoas.

Para um visitante estrangeiro, encarar o metrô de Tóquio pode parecer algo desesperador, uma aventura sem saída. Mas muita calma nessa hora. Carregando um mapa e falando um inglês básico, você chega até com facilidade ao destino. Os guardas, sempre de camisa social listrada e quepes, são atenciosos e pacientes com os turistas.

O route map (;mapa das rotas;) vai lhe indicar o rumo. Guarde-o sempre em um local acessível. No mais, você só precisa ter dinheiro para comprar o tíquete e saber exatamente para onde deseja ir.

Troco
O preço da passagem (em ienes, é claro) você vai descobrir no mapa em inglês que fica ao lado das máquinas. Da estação de Asakusa até Shibuya, por exemplo, custa 190 ienes. Você pode colocar até 10 mil ienes que a máquina lhe devolverá, em fração de segundos, o troco certinho, sem tirar nem pôr.

Toda estação de metrô é muito bem sinalizada. É só seguir a cor da linha que você vai usar e ir passando pelas catracas. Mas cuidado: não ande na contramão, pois você pode ser atropelado pela multidão em sentido contrário. Japonês, quando se esbarra, não pede desculpas. Por isso, olhe para o chão e siga as setas. Às vezes, são umas cinco catracas para entrar e outras tantas para sair. É só colocar o tíquete e a máquina lhe devolve. Depois da viagem, na saída da estação, o bilhete fica na catraca.

Na saída do aeroporto
A primeira aventura no transporte público japonês pode ser vivida no percurso entre Narita (onde fica o aeroporto) e Tóquio. Há uma estação de trem em Asakusa, onde é possível fazer conexões depois. São 40 minutos de viagem e o bilhete custa 400 ienes (o equivalente a R$ 9).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação