Turismo

Outlets em Paris e Madri entram aos poucos no roteiro dos turistas

Shirley Pacelli
postado em 21/09/2011 10:09
Fazer compras integra o roteiro obrigatório de incontáveis brasileiros que viajam ao exterior. Considerando-se os altos preços cobrados no país, qual mortal não cai na tentação de dar uma espiadinha nos produtos de grife vendidos a preço de banana? O destino preferido desses consumidores é, sem dúvida, os Estados Unidos (em especial, cidades como Miami, Orlando e Nova York). A quantidade de brasileiros nesses locais é tão grande que em algumas lojas eles passaram para o outro lado do balcão e agora trabalham como vendedores, para atender melhor os conterrâneos. Mas, se o destino da viagem for a Europa, também dá para encontrar artigos de marcas famosas com descontos de até 60%.

O Brasil se mantém no topo da lista dos países não europeus que mais mandaram visitantes aos pontos de uma cadeia de outlets de luxo no Velho Continente durante o primeiro trimestre do ano, ocupando o sexto lugar do ranking geral. Os nove centros comerciais do grupo Chic Outlet Shopping (www.ChicOutletShopping.com) estão em Londres, Paris, Madri, Barcelona, Milão, Bruxelas, Frankfurt, Munique e Dublin e, só em 2010, receberam cerca de 26 milhões de clientes internacionais.

A empresária Anna Jorge, 56 anos, experimentou e aprovou a experiência de compras na Espanha. Acostumada a gastar nos outlets da terra do Tio Sam, ela percebeu significativas diferenças entre as duas opções. ;Nos Estados Unidos, você entra nas lojas de marcas famosas, vai garimpando e se virando. Em Madri, além do ambiente mais organizado, você passeia entre as lojas. Não há roupas com marquinhas ou defeitos. E ainda encontro coisas com descontos de 40% a 60%;, resume.

No Las Rozas Village, que pertence à rede Chic Outlet Shopping, Anna comprou um pouco de tudo ; gravatas e bolsas, por exemplo ;, tanto de marcas espanholas quanto internacionais. ;Os artigos podem não ser da coleção mais atual, mas são plenamente usáveis. Só muda a cor da vez e isso não importa;, enfatiza a empresária, ressaltando ainda que é preciso divulgar o roteiro. ;Até pouco tempo as pessoas achavam que esse tipo de compra era impossível na Europa;, explica.

Semelhantes a vilas, como o próprio nome diz, outlets como o Las Rozas reúnem butiques, restaurantes e cafés com culinária regional. As pequenas ruas e as pracinhas floridas deixam o ambiente ainda mais agradável. Cada village tem ainda seu próprio meio de transporte. Com uma ligação, é possível que um motorista busque a pessoa e retorne com ela ao hotel após as compras. Além disso, os pontos ficam no máximo a 40 minutos das cidades-referência. Serviço de personal shopper (leia mais a seguir) é outro mimo oferecido a quem se entregar à gastança.

Em dólar
Se as vantagens das compras na Europa estão sendo descobertas, há quem ainda defenda os outlets norte-americanos. Manoela Buono Nunes, gerente de uma agência de viagens, não troca o roteiro Nova York/Orlando/Miami por nenhum destino do outro lado do oceano. ;Os outlets europeus não são tão vantajosos e baratos quanto os dos Estados Unidos. E ainda existe a questão do câmbio;, explica, lembrando que o euro é mais valorizado que o dólar.

A gerente chega a pagar US$ 50 (R$ 85, mais ou menos) em peças que no Brasil custariam R$ 300. ;Além da diferença de preços, há produtos que não são encontrados no nosso país;, acrescenta. Como dica, ela aconselha pesquisar em sites antes de viajar. Dessa forma, você define exatamente o que quer adquirir e onde (já que os outlets são enormes, cheios de lojas). ;Em casa, há cremes da Victoria;s Secret até no teto. Como é muito barato, você pira e compra de tudo: roupas, cosméticos e eletrônicos. É preciso reservar um montante para não se empolgar demais;, adverte. Outra indicação é pagar em dinheiro, pois o uso do cartão de crédito implica a cobrança de taxas altas, como a do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Se você for comprar roupas ou sapatos para outras pessoas, tenha sempre em mãos a numeração correta. Até dá para trocar ou devolver produtos depois, mas essa medida evita muitas dores de cabeça. Para finalizar a lista de dicas: tenha muita paciência e reserve um dia inteiro para bater perna pelos corredores dos estabelecimentos. ;Você gasta tranquilamente uma hora em cada loja;, destaca Patrícia Borges Negrão, que já guiou turistas em centros comerciais de Orlando e hoje é funcionária da mineradora Vale. E, de preferência, evite os meses de alta temporada, como janeiro, julho e outubro. ;Os brasileiros raspam tudo;, entrega.

Onde comprar
Na Europa

Chic Outlet Shopping
Em Londres, Paris, Madri, Barcelona, Milão, Bruxelas, Munique, Frankfurt e Dublin
www.ChicOutletShopping.com

Free Port
Avenida Euro 2004, 2890-154 Alcochete, Portugal
http://www.freeport.pt/

Nos Estados Unidos

Dolphin Mall
1.140 NW. 12th Street,
Miami, Flórida
www.shopdolphinmall.com

Orlando Premium
4951 International Drive,
Orlando, FL 32819
http://www.premiumoutlets.com

Sawgrass Mills
West Sunrise Blvd, 12801,
Sunrise, Flórida
www.simon.com

Woodbury Common
Premium Outlet
498 Red Apple Court, Central Valley, NY 10917

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação