Turismo

Nova York se reinventa para atrair 50 milhões de visitantes no próximo ano

Ana Maria Campos
postado em 09/11/2011 08:00
A calmaria do Central Park contrasta com o ritmo da cidade

Ao andar pelas avenidas de Nova York, é possível entender por que a queda das torres gêmeas provocou tanta comoção. A cidade que nunca dorme parece familiar a todo mundo, até a quem circula pela primeira vez entre os arranha-céus. Afinal, o skyline de Manhattan já apareceu inúmeras vezes na tela do cinema e em séries de tevê. Pisar na cidade é quase como estar em casa, mas com muito a descobrir...

E para quem se cansou de ver na TV aquelas imagens das explosões terroristas, nas ruas o momento agora é outro. Pouco mais de 10 anos depois dos atentados no World Trade Center, NY está mais viva do que nunca. Depois de inaugurar o Memorial do 11 de Setembro, a cidade trabalha a toda para construir um museu temático sobre o tema e a One World Trade Center (no mesmo lugar das antigas Torres Gêmeas).

Nova York é pura festa. Um destino para se esbaldar nas lojas lindas (e baratas para os padrões brasileiros), visitar museus com opções para todos os gostos, assistir a um musical na Broadway, a um show de jazz ou a um concerto de música clássica, caminhar a pé ou de bike pelo Central Park, admirar os painéis luminosos na Times Square e aproveitar os restaurantes estrelados ou de fast-food.

Tantas opções atraem mais de 48,7 milhões de turistas por ano, dos quais 423 mil brasileiros. A meta do prefeito Michael Bloomberg é atingir a marca dos 50 milhões de visitantes em 2012. Um desafio nada difícil para uma cidade que já superou tantos obstáculos no passado. Que tal fazer parte desse número?

Uma boa dica nunca é demais

O River Café, no Brooklyn, permite jantar com vista para Manhattan: fica pertinho da ponte

Nova York tem a notável capacidade de aliar tudo o que é preciso para uma boa temporada de diversão: hotéis confortáveis, gastronomia de alto padrão e museus imperdíveis, além de compras e espetáculos. Com o dólar acessível ao brasileiro, é até possível pensar em pagar uma diária em padrão de luxo para usufruir de conforto e sofisticação. Mesmo para quem acha que não vale a pena aplicar muito dinheiro para dormir e descansar, não faltam alternativas um pouco mais em conta, embora Manhattan seja famosa pelas diárias caras, acima de US$ 200 (aproximadamente R$ 350) para duas pessoas.

Um bom programa em NY é andar pelas ruas, aproveitar as lojas, especialmente em promoção, comer bem e curtir um museu. A maioria se concentra na 5; Avenida, em frente ao Central Park, mas há também outras opções como o Museu de Arte Moderna (MoMA), de História Natural ou o Whitney Museum. Entre os restaurantes, destaque para o Bubba Gump, para quem gosta de frutos do mar, o chiquérrimo Le Bernardin ou o mercado Eataly, aberto há pouco mais de um ano, com muitas opções de vinho, frios e massas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação