Ana Maria Campos
postado em 09/11/2011 11:36
O point fashion do momento em Nova York é o Meatpacking District, uma região onde no início do século 20 havia apenas açougues, frigoríficos e matadouros. Até bem pouco tempo atrás, na década de 1970, era ponto de tráfico de drogas e prostituição. Mas hoje simboliza a revitalização que ocorre em várias partes da cidade. A área descolada, que começa na 12th Street, abriga lojas de grife, restaurantes e night clubs badalados. Os principais estilistas de todo o mundo já montaram suas butiques por lá. É o caso de Carlos Miele, Alexander McQueen, Stella McCartney e Christian Louboutin.
Mas o passeio começa antes disso, na 30th Street, e vai até a Gansevoort Street, onde hoje há filiais da Apple e da cadeia belga Le Pain Quotidien. Uma das principais atrações da região é o High Line, um trilho elevado de trem, criado em 1930, que estava desativado e foi transformado num belíssimo jardim suspenso, com vista para a paisagem urbana. A iniciativa partiu de moradores da vizinhança, que contaram com a ajuda de paisagistas para colocar a ideia em prática. O primeiro trecho foi inaugurado em 2009. O segundo, neste ano.
Na High Line, há sorveterias e lanchonetes, bem como bancos de praça para se sentar e curtir o passeio. O jardim também oferece atividades gratuitas, como aulas de ginástica e observação do espaço por meio de telescópios. O parque vai até a 20th Street, passando pelo bairro de Chelsea, outra região revigorada, onde antigos galpões industriais abandonados viraram galerias de arte. (AMC)
Orgulhosa
Entre as Ruas 14 e 23 da 8; Avenida, o Chelsea é uma região de bares, restaurantes e boates gays. Nessa parte de Nova York, ocorre todos os anos (desde 1969), no último domingo de junho, a Pride March, a marcha gay da cidade. Um sucesso de público.