Ana Maria Campos
postado em 10/11/2011 16:00
Aproveite a visita ao antigo Marco Zero (Ground Zero) para conhecer o Centro Financeiro de Nova York e passear pelas ruas de Wall Street, onde as decisões econômicas mais importantes do mundo são tomadas. Reza a lenda que quem passa a mão no touro de Wall Street, uma estátua de bronze criada pelo artista italiano naturalizado americano Arturo Di Modica, fica rico.Perto dali, no Zuccotti Park (antigamente chamado de Liberty Plaza Park), centenas ; ou milhares, dependendo do dia ; de pessoas questionam esse tipo de crença e o próprio modelo capitalista atual. Desde 17 de setembro deste ano, o movimento Occupy Wall Street ("Ocupe Wall Street") protesta contra ;o papel de Wall Street na criação do colapso econômico que causou a maior recessão em décadas; (segundo texto divulgado no site do grupo, http://occupywallst.org).
Inspirada nas revoltas populares observadas no mundo árabe e organizadas pelo Facebook, a manifestação atrai turistas diariamente. Os visitantes fotografam os acampamentos e passam por eles acenando para os participantes.
Símbolo da paz
Na região, também vale a pena visitar o Battery Park, onde é possível avistar a famosa Estátua da Liberdade. No parque, há um belo monumento em memória do World Trade Center: o Globe Statue Memorial. Trata-se de uma escultura metálica do artista alemão Fritz Koenig resgatada quase intacta dos escombros das Torres Gêmeas. Curiosamente, a esfera foi concebida como símbolo da paz mundial.
É ainda possível fazer visitas à Estátua da Liberdade pela balsa que parte do Battery Park South Ferry, mas há uma forma de passar bem perto do ícone americano sem precisar gastar um tempão no tour guiado. O ferryboat que sai de Manhattan em direção a Staten Island, uma ilha ao Sul de Nova York, chega bem perto do monumento.
A viagem, de cerca de 25 minutos, é gratuita e proporciona também uma vista espetacular de Nova York, do Brooklyn e de Nova Jersey. O ideal é calcular o horário do pôr do sol para pegar um belo visual no primeiro trajeto e retornar desfrutando as luzes de Manhattan.