Turismo

A Chapada Diamantina oferece atrações para doze meses de aventura

São tantas as atrações que se pode optar entre visitar grutas, tomar banho de cachoeira ou caminhar em antigas trilhas de garimpeiros. Qual a melhor época para fazer isso? O ano todo

postado em 07/12/2011 08:00

Otacílio Lage

A beleza do Vale do Carmelo: formação geológica da Chapada começou há cerca de 1,6 bilhão de anos

A Chapada Diamantina ; cuja área, de 38 mil quilômetros quadrados, equivale quase à da Holanda ; fica na Região Central da Bahia e nela nascem quase todos os rios baianos, como o Paraguaçu, o Acuípe e o de Contas. Essas correntes de água brotam nos cumes e deslizam pelo relevo em belos regatos, despencam em cachoeiras e formam piscinas naturais transparentes. A vegetação é composta de espécies da caatinga semiárida e da flora serrana, com destaque para as bromélias, as orquídeas e as sempre-vivas.

Alguns atrativos naturais causam espanto e êxtase, como a Cachoeira da Fumaça e seus 380 metros de queda livre ou o deslumbrante Poço Encantado. Mas a Chapada é muito mais, como o Correio comprovou ao testar pacote de oito dias, operado pela CVC, dentro da série Descobertas. A região abriga, em seus vales e cumes, comunidades esotéricas e alternativas, como no Vale do Capão. Os dois pontos mais altos da Bahia estão lá: os picos do Barbado, com 2.080 metros (o mais alto do Nordeste), e o das Almas, com 1.958 metros.

Caminhar respirando o ar puro e admirando a paisagem é a principal opção dos turistas. Os lugares verdejantes guardam sempre uma surpresa, como águas límpidas, areias coloridas, morros, flores e hortaliças que encantam pelo viço. Em Igatu, a curiosidade surge em meio às ruínas da cidade fantasma, construída com pedras que formam as paredes de pequenas grutas. Os rios têm coloração avermelhada, por causa da alta concentração de ácido húmico, resultado da decomposição de matéria orgânica vegetal. Mas o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis (Ibama) garante: a água é potável e pode ser ingerida sem nenhum receio.

A Chapada Diamantina nem sempre foi uma imponente cadeia de serras. Há cerca de 1,6 bilhão de anos, iniciou-se a formação da bacia sedimentar do Espinhaço, onde rios, ventos e mares desempenharam o papel de agentes modificadores da paisagem. As inúmeras camadas de arenitos, conglomerados e calcários resultam das atividades desses agentes ao longo do tempo geológico. Nas ruas e calçadas das cidades da região, lajes de superfícies onduladas revelam a ação dos ventos e das águas que passavam sobre areais antigos.

Desenvolvimento
Construída nos tempos áureos do garimpo, Lençóis era conhecida como a capital do diamante. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1973, a cidade preserva o casario colonial do fim do século 19. Com o término da mineração e a criação do Parque Nacional da Chapada Diamantina, o turismo tornou-se uma nova fonte de desenvolvimento para a região. Principal destino da Chapada Diamantina, Lençóis ; o município tem 10 mil habitantes, com apenas a metade vivendo na área urbana ; dispõe de infraestrutura com capacidade para atender turistas de todas as partes do mundo.

Tem aeroporto ; a segunda maior pista do estado ;, a 20km da sede, 2 mil leitos oficiais de variados tipos de hospedagem, agências e guias, culinária regional, nacional e internacional, internet e sinal de celular.

Agências organizam caminhadas por trilhas que cortam o parque e passeios fretados para os locais mais distantes. Qualquer época é indicada para visitar Lençóis e região: basta você pensar se prefere calor ou frio, num período agitado ou com menos turistas.

Outra atração na Chapada é Mucugê, a 130km de Lençóis. Com ruas calçadas de pedra dos tempos dos garimpos e dona de um colorido casario do século 19, Mucugê tem, no inverno, temperaturas entre 5;C e 20;C e atrai visitantes de todo o país e do exterior. Uma das principais atrações é o cemitério em estilo bizantino, construído sobre pedras e pintado de branco todos os meses.

A 900m de altitude, Mucugê é rodeada por serras, grutas, rios e cascatas. Destaca-se o Cachoeirão, formado por quedas que criam uma verdadeira cortina d;água. A cidade serve de ponto de apoio para os turistas que seguem em busca dos atrativos de Ibicoara. A 93km e fora da área do Parque Nacional da Chapada Diamantina, o lugar reúne as cachoeiras da Fumacinha ; com 100m de queda e considerada a segunda mais bonita da região ; e do Buracão, emoldurada por cânions e que forma correntezas perfeitas para soltar o corpo.

O jornalista viajou a convite da CVC


Miniguia


Em Lençóis
Canto das Águas
www.lencois.com.br
(75) 3334-1154

Portal Lençóis
www.portalhoteis.tur.br
(75) 3334-1233

Em Vale do Capão
Pousada Villa Lagoa das Cores
www.lagoadascores.com.br
(75) 3344-1114

Mucugê
Alpina Resort
www.alpinamucuge.com.br
(75) 3338-2150

Pousada Mucugê
www.pousadamucuge.com.br
(75) 3338-2210

Passeios
Associação dos Condutores de Visitantes de Lençóis (ACVL)
Avenida Senhor dos Passos, 61; (75) 3334-1425
acvlencois@hotmail.com

Mais informações
www.lencois.ba.gov.br
www.chapada.org
www.guialencois.com.br

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação