Turismo

Ambiente religioso de Lisieux também abre espaço para deleite dos sentidos

postado em 04/01/2012 09:35
Nem só de turismo religioso vive Lisieux. A cidade atrai também por seus museus e castelos. O mais bonito da região é o Castelo de Saint-Germain de Livet, construído entre os séculos 15 e 16 e usado por artistas como o pintor Eug;ne Delacroix e o escritor Alphonse Daudet, ambos franceses.

Formado por duas residências ; uma em madeira e outra de tijolos envernizados do Pays d;Auge ;, o castelo representa um precioso patrimônio da região. Boa parte do mobiliário data dos séculos 18 e 19. O quarto usado por Delacroix, por exemplo, está praticamente intocado.

O castelo ainda conta com um belíssimo jardim, uma área para fazer piquenique e um fosso, onde cisnes dão um toque excepcional ao cenário.

Para fazer uma visita guiada, o castelo fica aberto das 11h às 18h. Os bilhetes, ao custo unitário de 6,70 euros, têm de ser adquiridos até as 17h, no próprio local (telefone: %2b33-0-2-3131-0003).

O turista pode aproveitar e conhecer a Abadia de Santa Maria, que fica em frente ao castelo e é famosa por seu jardim (também há um cemitério, colado ao templo, que desperta a curiosidade dos visitantes).

Piquenique
Não saia de Lisieux sem antes dar uma passadinha no Domaine de Saint-Hippolyte, uma referência na Normandia. É uma tradicional fazenda normanda, de 70 hectares, cuja casa virou patrimônio histórico e data do início do século 16. Tem um pombal e construções adjacentes também seculares.

No lugar são fabricados queijos típicos da região, como o camembert, o livarot e o pont l;évêque. Tudo pode ser degustado com o acompanhamento de suco de maçã ou da saborosa sidra. Os queijos são produzidos a partir do leite das vacas normandas, que têm como características as cores branca e marrom e um contorno preto nos olhos (parecem óculos). Elas fornecem 2.500 litros por dia, o que permite fazer 150 queijos dos três tipos vendidos na fazenda.

Além de se esbaldar com os produtos, o turista pode passear entre as macieiras, observar os prados, os rios, usar a área de piquenique. Os mais curiosos têm a opção de assistir a um vídeo que mostra o processo de fabricação dos queijos.

O Domaine de Saint-Hippolyte conta, ainda, com local para recepções e seminários. É aberto o ano inteiro, com horário marcado. A visita guiada pode ser em francês ou inglês, ao custo de 5,90 euros (o valor dá direito a degustação de sidra e queijos). Existe a opção de fazer refeições na fazenda, desde que com reserva. (CB)

Perfume
O castelo fica na cidade de Eu, distante 147km de Paris, no Vale de La Bresle, no departamento do Sena Marítimo, na Normandia. Tem 7.636 habitantes e uma de suas principais atividades econômicas é a produção de frascos para perfumes ; responde por 80% dos recipientes usados no mundo, inclusive os de marcas famosas ; e de garrafas para vinho. Apenas duas fábricas dão conta de atender aos pedidos, que chegam de todos os lugares do planeta.

Aonde ir

Domaine de Saint-Hippolyte
14100 Saint-Martin-de-la-Lieue;
%2b33-0-2-3131-3068
www.sainthippolyte.com
domaine.sthippolyte@orange.fr
Abre diariamente, das 10h às 17h.

Escritório de Turismo de Lisieux
Rue d;Alençon, 11; %2b33-0-2-3148-1810
www.lisieux-tourisme.com

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação