Turismo

Brasileiros poderão tirar visto de turismo para a Austrália pela internet

A partir de hoje, brasileiros que viajarem a lazer para o país da Oceania poderão obter eletronicamente - e com prazo de espera menor - o documento de entrada. Benefício se deve à diminuição da imigração ilegal

postado em 15/02/2012 18:38
O brasileiro que tem a Austrália entre os planos de viagem ganhou mais um motivo para sonhar: a obtenção do visto fica mais rápida e prática a partir de hoje. Com a novidade, o governo australiano segue a linha do México ; desde 2010, o país permite aos brasileiros entrar com o visto de turista dos Estados Unidos ou com uma autorização eletrônica ; e dos EUA, que em janeiro anunciaram medidas para a diminuir a espera pela retirada do visto. Tudo isso para acolher um povo que, cada vez mais, viaja de férias e gasta no exterior.

No caso do visto australiano, o requerente não precisará mais ir até a embaixada ou enviar a documentação pelos Correios, pois o pedido e o pagamento serão feitos pela internet (www.immi.gov.au). De acordo com o Secretário de Imigração da Embaixada Australiana em Brasília, Stuart Bett, os candidatos devem preencher o formulário (chamado de e676, disponível em www.immi.gov.au/e_visa/e676.htm) e fazer o pagamento on-line do visto com um cartão de crédito internacional.

;Quando se preenche o requerimento do visto on-line, nenhum documento é exigido;, afirma Stuart. Se necessário em algum caso específico, o candidato será informado sobre o documento que precisa apresentar e poderá anexá-lo ao formulário, resolvendo tudo eletronicamente. A resposta chega em 48 horas. Em caso positivo, uma concessão de visto será enviada ao requerente em até cinco dias úteis (no processo antigo, eram necessários 10). O documento tem duração de um ano e, nesse período, a cada viagem, o turista pode ficar por até três meses.

Stuart reforça: qualquer dúvida poderá ser enviada por e-mail e o candidato tem como monitorar o andamento do visto por meio do número de registro fornecido no momento de envio do formulário. Mesmo com a implantação do e676, quem ainda quiser ou precisar fazer o pedido de visto na embaixada (801 Sul, Conjunto K, Lote 7; 3226-3111) será atendido.

Caso o pedido de visto seja negado, o candidato será informado por e-mail, que, de acordo com o Secretário de Imigração, explicará o motivo da recusa ; o que não impede a pessoa de fazer uma nova tentativa. O visto eletrônico (que dispensa a colagem da autorização no passaporte) pode ser obtido por turistas e alguns estudantes, dependendo da condição e da duração do curso. Outros tipos de permissão continuam sendo feitas no espaço físico da Embaixada da Austrália em Brasília.

Estímulo
;O novo sistema de visto demonstra que o turista é muito bem-vindo na Austrália;, avalia Celia Iaffe, diretora de Marketing do Portal Oceania (www.portaloceania.com), site que abriga diversas informações sobre o continente. Segundo ela, turistas da Europa, dos Estados Unidos e do Japão já vem recebendo essa facilidade. ;É o visto ideal para fazer viagens curtas, visitar amigos e família e até iniciar algum trabalho voluntário.;

O secretário de imigração da embaixada australiana em Brasília também está confiante. Para Stuart, brasileiros são considerados confiáveis pelo governo australiano, devido ao baixo índice de turistas ilegais com essa origem. ;O movimento foi monitorado nos últimos anos e os resultados mostram que eles têm um bom histórico de cumprimento às condições do visto;, informa Stuart. Além disso, o e676 busca ;reforçar a já estreita relação entre Austrália e Brasil;.

A matéria completa você encontra nesta quarta-feira (15/2) no caderno Turismo do Correio Braziliense.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação