Turismo

Maior ilha fluviomarinha do mundo, Marajó surpreende seus visitantes

postado em 29/02/2012 08:06
Praias desertas emolduradas pela floresta, igarapés refrescantes e uma sensação única de ter parado no tempo. Considerada a maior ilha fluviomarinha do mundo, Marajó tem na natureza e na simplicidade seus maiores encantos. O acesso não é dos mais fáceis, mas conhecer a cultura marajoara vale um fim de semana. Do Terminal Hidroviário de Belém, no galpão número 10 das Companhias das Docas do Pará, saem navios diários com destino a Porto Camará, em Salvaterra, um dos 16 municípios da ilha, localizado na Baía do Marajó, na parte leste da ilha. Do outro lado está a foz do Rio Amazonas, que ali se encontra com o Atlântico.







A viagem é de contemplação e de contato com esse povo que vive da água e dos seus ciclos. No Marajó, o período das cheias e o da seca determinam sobremaneira o cotidiano do marajoara, um povo simples e simpático, disposto a compartilhar com os turistas os métodos para espantar as arraias de suas praias mais famosas. E, acredite, vai ser necessário entrar em grupo e agitar bastante a água para espantar esse que é um dos animais mais comuns no Marajó. E o barulho que o movimento provoca só não será mais alto por conta da música paraense ouvida até o desembarque.

A matéria completa você lê na edição impressa do Correio Braziliense desta quarta-feira (29/02)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação