Turismo

Investimentos em hotéis de luxo e a paisagem única são atrações de Cancun

Shirley Pacelli
postado em 13/06/2012 08:00


A chegada a Cancun, no México, não poderia ser mais receptiva. O avião sobrevoa a costa da cidade e, do alto, se veem os tons de azul-turquesa e verde da água, contrastando com a areia branquinha da praia. Todo o vestígio de cansaço das mais de nove horas de viagem, partindo de São Paulo (SP) e com escala na capital Cidade do México, vai embora ao se contemplar a imensidão do mar do Caribe. Da cabine, o comandante avisa: faz 29 ;C lá fora. A partir desse momento, o desejo de todo passageiro é o mesmo: se deixar levar pelas águas mornas e claras que já seduzem lá de cima.



[SAIBAMAIS]Localizada na costa noroeste do estado de Quintana Roo, Cancun se tornou o principal destino turístico do México. Só no ano passado, a cidade recebeu 13 milhões de turistas, sendo 85% desse total de visitantes internacionais, a maioria norte-americanos. Além da beleza da paisagem, outro incentivo é a facilidade para retirar o visto mexicano, que pode ser providenciado pela internet, no site da embaixada do país e vale pelo período de um mês. Os vistos para os Estados Unidos também podem ser utilizados para a entrada no México.

Cancun nem sempre foi esse sucesso de público. Em 1967, o local era um paraíso inabitado, coberto por manguezais e praias ainda inexploradas. Três anos depois, investidores criaram um complexo turístico ao longo de 22 quilômetros da beira-mar, o que mudou a realidade do lugar. São 69 empreendimentos na orla, além de 32 no Centro, 18 na região de Laguna e 13 em Puerto Morelos, antiga vila de pescadores. Os quartos dos hotéis de praia têm, de um lado, vista para o Mar do Caribe e, do outro, para a Lagoa Nuchupte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação