Turismo

Ingredientes inusitados e temperos exóticos dão fama à culinária peruana

postado em 20/06/2012 08:37
Prato com comidas regionais servido em diversos restaurantes: ceviche e causa (bolinha de batata) peruana
A cozinha peruana tem se espalhado e conquistado o mundo. A Organização dos Estados Americanos (OEA) celebrou em Washington, no ano passado, o reconhecimento da gastronomia do Peru como Patrimônio das Américas. ;Isso indica que temos um respaldo internacional com relação à nossa comida e ao que ela significa para o turista;, afirma a especialista em turismo Fabiola Velásquez, da Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo (PromPeru). Para ela, isso, aliado ao fato de bons restaurantes limenhos estarem abrindo outras unidades pelo planeta, faz da capital uma cidade ainda mais atrativa. Há ainda a ajuda de renomados chefs, principalmente, Gastón Acurio, autor de diversos livros, apresentador do programa de tevê La Aventura Culinaria e dono do restaurante Astrid & Gastón, com filiais em todo o mundo.

Os frutos do mar são bastante comuns no país. Entre eles, o ceviche é o mais apreciado e considerado como prato nacional. Trata-se de peixe cru, marinado no limão (ou lima). Possui diversos acompanhamentos e temperos. Um dos mais usados é o aji, uma pimenta típica do país. No preparo de saladas e sopas a quinua (em português, quinoa) serve como base. O grão, rico em proteína, foi descoberto pelos incas do Peru e da Bolívia há cerca de 8 mil anos e, hoje, é considerado um dos alimentos mais completos em nutrientes pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação