Turismo

Oferta de leitos aumentou 14,6% nos últimos seis anos

Oferta de leitos aumentou 14,6% nos últimos seis anos. taxa de ocupação fora dos meses tradicionais de férias também registrou crescimento no período

postado em 25/06/2012 14:59
Com o objetivo de estruturar as bases do desenvolvimento do setor turístico no Ceará, incluindo a rede hoteleira, a Secretaria de Turismo (Setur) conclui até setembro um plano de marketing que deve servir como parâmetro para os próximos 20 anos.

Oferta de leitos aumentou 14,6% nos últimos seis anos. taxa de ocupação fora dos meses tradicionais de férias também registrou crescimento no período

Juntamente à execução e à finalização das obras dos equipamentos indutores (duplicação e recuperação de rodovias, aeroportos de Jericoacoara e Aracati, Centro de Eventos e Acquario), o estado aposta nesse estudo de mercado. ;É uma base consolidada de diagnóstico que serve de suporte à confecção do plano de marketing. Com ele, independentemente do gestor que o turismo tiver daqui para a frente, não será preciso inventar a roda. Basta pegar o plano de marketing, feito sobre essa nova realidade;, explica o titular da Setur, Bismarck Maia.

Segundo o executivo, será possível saber quem, de fato, são os consumidores do turismo cearense a partir desses novos produtos, orientando qual caminho possibilitará o melhor retorno. É essa estratégia que irá reposicionar o estado nos mercados nacional e internacional. ;Ainda não somos destino internacional. Nós recebemos turistas internacionais;, compara Maia.

Os dados já levantados pela consultoria do plano, conforme a Setur, mostram que o Brasil e a América do Sul são as regiões que devem apresentar o maior crescimento percentual dos seus fluxos turísticos até o ano 2030. Em 2011, a média de crescimento do setor turístico no continente foi de 5,3%, abaixo da média de regiões consolidadas, como Europa (6%) e Ásia (5,6%), o que revela potencial não aproveitado. A Organização Mundial do Turismo (OMT) prevê que, em 2030, o número de viajantes no mundo será de 1,8 bilhão de pessoas, superior aos atuais 980 milhões. Outros índices se mostram promissores: a participação da atividade no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil é de 7% a 8%, o que torna o turismo o importante gerador de riquezas. Na América Latina ,a média é de 6,5% e a mundial, de apenas 2,8%.

No Ceará, os quase 3 milhões de turistas de 2011 geraram receita direta de R$ 4,5 bilhões. Um dos elos mais importantes da cadeia produtiva do turismo, o setor hoteleiro cearense tem experimentado nos últimos anos um crescimento significativo, que deve ser acelerado com a Copa do Mundo. Entre 2006 e 2011, a demanda hoteleira de Fortaleza saltou 44%, de 1,082 milhão para 1,560 milhão de pessoas. No período, a oferta de unidades habitacionais (apartamentos/suítes) no Ceará cresceu 14,6%, de 24.294 para 27.836, o que dá um total aproximado de 70 mil leitos, segundo dados da Setur. Já o número de empregos gerados pelos setores de hotelaria e alimentação passou de 117.997 para 129.990 vagas, alta de 10,2%.

A taxa de ocupação hoteleira de Fortaleza, por outro lado, mostra o aquecimento do turismo no estado. ;O Ceará praticamente deixou de ter o que se convencionou chamar de baixa estação. Estamos crescendo mês a mês em relação ao ano anterior. Vivíamos tão somente dos meses de julho e de janeiro, com as férias de verão, e um pouco melhor no segundo semestre. Agora, temos alta e altíssima estações;, comemora Bismarck Maia. Na comparação, as curvas da taxa de ocupação hoteleira em todos os meses dos anos de 2006 e 2011 não se tocam. Em janeiro do ano passado, a taxa foi de 84,5%, caiu para 54,2% em maio (menor taxa do primeiro semestre), e subiu para 81,2% em julho. De agosto a dezembro, oscilou entre 66,1% e 68,8%, com pico de 71% em outubro. Em 2006, os números foram de 81,2% em janeiro, 46,2% em maio e 63,2% em julho, ficando entre 54% e 56,2% entre agosto e dezembro.

O aquecimento do mercado hoteleiro por conta da Copa do Mundo já começa a ser sentido. Um total de 70% dos leitos de 55 dos 63 hotéis filiados à Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará (Abih-CE) foi bloqueado pela Match Hospitality para o período da Copa do Mundo de 2014. A empresa recebeu da Federação Internacional de Futebol (Fifa) a delegação para a venda de ingressos e pacotes oficiais relativos aos jogos. Segundo o novo presidente da Abih-CE, Darlan Teixeira Leite, os hotéis poderão comercializar apenas os 30% restantes como desejarem. Além disso, acrescenta que operadoras de turismo do Brasil e do exterior também estão fazendo seus bloqueios à hotelaria local, negociando com cada hotel em separado. Darlan revela que o preço médio da diária desembolsado pela Fifa é de US$ 250 dólares por apartamento.
A entidade máxima do futebol considera satisfatório o número de leitos disponíveis em Fortaleza como subsede da Copa. A capital conta com 26,3 mil leitos, dos quais 16,5 mil pertencem aos associados à Abih-CE.

Levantamento do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) elaborado pela empresa de consultoria Hotel Invest e divulgado este mês aponta que, mesmo depois da Copa, a ocupação hoteleira de Fortaleza deve continuar alta. Em Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Manaus e Salvador é alto o risco de não haver turistas suficientes depois do evento, segundo o estudo.

Fifa considera satisfatório número de leitos em hotéis para a copa

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