postado em 04/07/2012 08:00
O paradigma de que viagem para estações de esqui é algo somente para os ricos, algo que sempre esteve no imaginário popular do brasileiro, se desfez. Na análise de Frederico Levy, diretor da Interpoint Viagens e Turismo, empresa paulistana que vende pacotes para a localidades com neve desde 1984, o progressivo aumento da oferta com a construção de hotéis, a maior divulgação desses destinos turísticos, além de uma conjuntura econômica mais favorável, são os fatores que impulsionaram os brasileiros, de todas as classes sociais, a procurarem essas viagens. ;Podemos comparar com os pacotes para a Disney, que, há duas décadas, eram para poucos e, atualmente, estão ao alcance de muitos;, afirma Levy.
[SAIBAMAIS]A procura por estações de esqui cresce exponencialmente a cada ano. ;Aquilo que era muito caro, para uma pequena elite, está bem acessível, inclusive com parcelamento do pagamento;, explica Levy. Ele diz que Chile e Argentina têm uma procura quase igual, variando ano a ano em função de um câmbio mais favorável em um ou outro país. ;Com a maior divulgação do produto entre agentes de viagens e clientes e também o boca a boca, as estações se tornaram também um produto mais conhecido;, completa.
No começo da década de 1980, o engenheiro Paulo Roberto de Souza desceu, com amigos, do avião em Bariloche, para aquilo que chamou de uma ;despretensiosa viagem de férias;. Os anos seguintes, contudo, provariam que aquela estada em solo argentino o marcaria para sempre. Desde então, ele soma dezenas de idas para estações de esqui, em lugares como Chile, Argentina, Estados Unidos, Canadá e Europa. Atualmente, com 60 anos, diz: ;Naquela época ainda era raro as pessoas irem para as estações. Em Bariloche, há 30 anos, eu me encantei com o esporte;.