Turismo

Bangalore revela um cenário de desenvolvimento tecnológico e social

Dad Squarisi
postado em 08/08/2012 11:01



Na Índia, o mapa da mina tem nome: Bangalore, a capital do estado sulista Karnataka, com 5 milhões de habitantes e taxa de alfabetização em torno de 70%, acima da média nacional (63%). O lugar é conhecido como o Vale do Silício indiano, pois, tal qual a Califórnia nos Estados Unidos, concentra indústrias de alta tecnologia do país. O parque tecnológico do local despontou no fim dos anos de 1980 com a instalação de empresas de software, que ainda estão no início da carreira (conhecidas como startups). Três décadas depois, o crescimento econômico da cidade é de 10,3%, o mais alto do país. Lá, não falta modernidade, tecnologia, polos de pesquisa e ofertas de emprego, o que a torna um trampolim para a ascensão social e profissional da população.


[SAIBAMAIS]O resultado desses investimentos tem reflexo na estrutura da cidade e provocam contrastes: luxuosos hotéis, shoppings com lojas de marcas famosas, restaurantes de cozinhas internacionais e os altos prédios de arquitetura moderna dividem espaço com a tradição dos suntuosos templos construídos há séculos.


Passear pelas ruas com paisagens tão díspares causa, em um primeiro momento, estranheza, mas, em seguida, passa a ser normal ver arranha-céus modernos ao lado de construções antigas. O clima agradável ; a temperatura não excede os 30;C durante o ano todo ; e a paisagem verde também contribuem para que essa sensação seja esquecida logo. Aliás, a quantidade de parques e áreas arborizadas garantiu à Bangalore o título de Cidade Jardim.


Na região central, a dica é passar pela rua do mercado de flores. Os aromas intensos das diversas espécies causam uma confusão bem cheirosa. Nas feiras, uma infinidade de lojas vendem roupas típicas, como os saris, vestidos coloridos usados pelas mulheres; as echarpes de seda; e os produtos da China, como não poderia faltar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação