Turismo

Festival Gastronômico de Pirenópolis traz chefs renomados e muita música

Liana Sabo
postado em 08/08/2012 11:35


Os turistas, principalmente, os brasilienses, que sentiram falta do Festival Gastronômico e Cultural de Pirenópolis, que não foi realizado no ano passado, vão ter uma compensação a altura. A sétima edição, que começa amanhã e vai até domingo, vem com uma série de atividades. Pelo menos duas grandes atrações são inéditas: o piquenique gourmet à beira do Rio das Almas, com a matula cheia de delícias preparadas em Brasília pela confeitaria Belini, e uma festa do vinho, a primeira que se realiza na histórica cidade goiana. Durante três dias, os visitantes poderão escolher entre as atividades, como oficinas comandadas por chefs renomados e refeições nos principais restaurantes da cidade, tendo sempre como tema o cerrado ; o ecossistema mais ameaçado do Brasil, que ocupa 25% do território nacional.

Quase todos os restaurantes entraram na programação, elaborando cardápios alusivos ao evento, como o Empório do Cerrado (Rua do Rosário, 21), no qual Soninha Naoum, presidente em exercício da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Pirenópolis, criou um menu chamado Os caipiras. Começa com um caldinho de feijão para preparar o paladar para a galinha caipira na pamonha e o queijo ao molho de açafrão da terra. De sobremesa, canjica com castanha de baru e calda de manga. À frente do Emi Cozinha Emocional, com o qual ganhou o prêmio de restaurante revelação, a chef Emiliana Azambuja vai cozinhar ao lado de Humberto Marra no restaurante Pedreiras, aprazível espaço para eventos com piscina natural e trilhas. No cardápio, cuscuz goiano, seleção de moquecas e doces de compota.

Haverá ainda uma homenagem a Márcia Pinchemel, idealizadora do evento, e a chef Mara Salles, dona do restaurante paulistano Tordesilhas e autora do livro Ambiências, histórias e receitas do Brasil, que traz muitos relatos, inclusive um capítulo sobre sua experiência nos festivais gastronômicos de Goiás.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação