Órgãos oficiais de turismo de Londres, da Inglaterra e da Escócia, além de empresas especializadas em turismo receptivo, com serviços sob medida para viajantes de diferentes perfis, são alguns dos 36 fornecedores britânicos que estarão em São Paulo até esta quinta-feira (27/9) para participar do Workshop TAM Grã-Bretanha. O evento, organizado pelo VisitBritain, escritório oficial de turismo da Grã-Bretanha, em parceria com a TAM, foi planejado e formatado com o objetivo de aproximar parceiros britânicos de operadores e agentes de viagem brasileiros.
O workshop mostrou o crescimento de turistas brasileiros no Reino Unido. Segundo Keith Beecham, diretor para Mercados Internacionais, que está no Brasil especialmente para o evento, Samuel Lloyd, gerente para a América Latina e Mitsi Goulias, gerente de imprensa do VisitBritain (órgão oficial do governo britânico para promover o turismo na Grã-Bretanha), esse é o quinto ano consecutivo de crescimento de turistas brasileiros na Grã Bretanha.
Lloyd exibiu números expressivos: em 2011, 276 mil brasileiros foram conferir os roteiros britânicos; aumento de 56% em relação ao ano anterior, um crescimento de 146% nos últimos cinco anos. O Brasil ocupa a 19; posição no ranking dos 25 mercados com maior número de visitantes e virou o queridinho da campanha Great (cuja meta é capitalizar o interesse mundial na Grã Bretanha com ações em 9 países e 11 cidades, entre elas São Paulo e Rio de Janeiro), sendo o primeiro país visitado pelo turismo da Grã Bretanha após a Olimpíada.
"A Grã-Bretanha teve alta visibilidade devido a grandes eventos como a Olimpíada e a Paralimpíada, as celebrações do Jubileu de Diamante da rainha Elizabeth II e o casamento real, estamos atentos para que esse aumento cresça ao longo dos próximos anos e, para isso estamos dando continuidade à nossa campanha Great, que inspira os visitantes ao destacar o que faz a Grã-Bretanha grande em diversas áreas, como cultura, história, paisagens, música, esportes, compras e gastronomia. Queremos que os vistantes brasileiros conheçam mais do que Londres (destino de 90% deles) e enveredem pelo interior do país, vendo sua diversidade e fazendo roteiros de aventura, lazer, familiares, gourmet, de compras...", declara Beecham, o Diretor para Mercados Internacionais do órgão de turismo inglês.
Oficiais
Atrativos não faltam: de castelos abertos à hospedagem, como o refinado Inverlochy, nas Highlands escocesas. Centros de compras como a tradicional Harrods, a centenária Selfridges e a rede de shopping centers Westfield. Outlets de grifes de luxo, como Bicester Village e McArthurGlen. Atrações tão distintas entre si quanto a roda-gigante London Eye, o museu de cera Madame Tussauds, a catedral de St. Paul e o templo do tênis Wimbledon.
De acordo com Samuel Lloyd, gerente do VisitBritain para a América Latina, a seleção de fornecedores britânicos teve por objetivo cobrir diversos segmentos da indústria. ;Estamos trazendo opções atraentes ao perfil do mercado brasileiro, como representantes de hotéis de diferentes estilos, centros de compras, empresas de turismo receptivo, diversos tipos de atrações e serviços, além de órgãos oficiais dos destinos;, diz. ;Temos certeza que os operadores e agentes brasileiros terão oportunidade de fechar bons negócios para atender os clientes que querem viajar para a Inglaterra, Escócia e o País de Gales.;