postado em 26/10/2012 14:14
Mais de três milhões de turistas estrangeiros visitaram o Chile em 2011. O número, um salto importante para a industria turística chilena, significou um aumento de 11% em relação a 2010. O resultado ratifica a estratégia de promoção internacional do país, cujo foco é o consumidor final.
[SAIBAMAIS]Em 1991 o Chile recebeu um milhão de turistas, e hoje o Governo e todas as instituições que trabalham com a promoção do turismo definiram uma meta de quatro milhões de viajantes para 2014. Além disso, o plano inclui elevar em 6% a contribuição da atividade econômica para o Produto Interno Bruto do país. A expectativa é que no final de 2012 o número de turistas estrangeiros que visitam o Chile supere os 3,5 milhões.
O Brasil é o segundo principal mercado emissor de turistas na América Latina. As estatísticas do Serviço Nacional de Turismo indicam que 26.547 turistas brasileiros estiveram no Chile entre janeiro e agosto de 2012, o que significa um crescimento de 27% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Atrativos
Um dos principais atrativos para os brasileiros no Chile é, sem dúvidas, a prática de esqui. Na temporada recente o esporte foi o motivo da viagem de mais de 60% dos estrangeiros. No total, cerca de 500 mil esquiadores estiveram no país durante os três meses da temporada de neve.
O Chile é um dos principais exportadores de vinhos do mundo, além de ser um reconhecido produtor de vinhos Premium. No país se destaca a rota de vinhos do Valle de Colchagua, que está consolidada como uma das regiões de vinícolas mais conhecidas do mundo. Nos arredores desta e de outras rotas de vinhos, ao longo de vales que cruzam o Chile, se estendem circuitos que oferecem cavalgadas, caminhadas, passeios de bicicleta e a elaboração de vinhos personalizados.