Turismo

Topografia plana de Prado (BA) favorece a caminhada para conhecer a cidade

postado em 21/11/2012 08:05


Contornada por praias, Prado busca diferenciar-se de Porto Seguro com roteiros voltados ao público familiar, com opções de conteúdo histórico e cultural. No arsenal, o município lista o terceiro maior número de leitos do estado ; cerca de 4,5 mil, conforme a Secretaria de Turismo local. Dali, também chega-se a Abrolhos, onde o turista pode acompanhar as acrobacias das baleias jubarte, que estão em época de reprodução.

[SAIBAMAIS]A cidade surgiu de uma aldeia de índios descendentes de Aimorés que se instalou por volta de 1775 e, depois, foi classificada como vila. Hoje, dois distritos, além do homônimo, compõem Prado: Corumbau e Cumuruxatiba. O município integra a zona da Costa das Baleias, composta também por Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa e Mucuri.

A paisagem de Prado é bucólica, típica do interior. O centro de Prado pode trazer pouca novidade aos olhos de quem conhece outras cidades de arquitetura colonial. Embora sem tombamento, segue preservada a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação construída em 1876. Na área da praça principal, de ruas estreitas, a passagem de veículos é proibida. As casinhas coloridas dão um charme a mais à cidade.

A topografia plana de Prado é uma ótima pedida para caminhar e conhecer a cidade sem precisar pagar por um carro ou táxi. As ruas coloniais estreitas, as calçadas de paralelepípedos, os casarios antigos, que datam do século 17, abrigam desde residências a lojinhas, bares e restaurantes, que oferecem fusões gastronômicas com o cardápio local e iguarias internacionais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação