Turismo

Baleias jubartes dão show em alto-mar próximo à cidade de Prado (BA)

postado em 21/11/2012 08:10


As falésias ; formações rochosas de barreiras ; distinguem a paisagem pradense dos demais pontos do litoral brasileiro, o que traz outros ares a uma caminhada à beira-mar. Acompanham ainda o passeio: os coqueiros e as palmeiras de cores variadas. E se o visitante for neste mês, ou até o começo de dezembro, poderá presenciar o show das baleias jubarte em alto-mar.

[SAIBAMAIS]Para vê-las de perto, basta ir até o Arquipélago de Abrolhos. Após pegar uma embarcação em Prado ou na cidade de Caravelas (a 26km), a descida é na ilha Siriba, a única das cinco que formam o arquipélago onde é permitido o desembarque. Barcos de quatro empresas fazem o trajeto. Por meio deles, pode-se acompanhar as acrobacias dos animais: saltos, abanos de nadadeira e exposição das caldas integram o repertório.

As baleias vão para a região, vindas da Antártida, em busca de águas mais quentes e menos povoadas por predadores, a fim de se acasalarem e amamentarem os filhotes. No território baiano, Abrolhos é onde está a concentração desses mamíferos. ;Maiores que os machos, as fêmeas podem chegar a 16 metros e 40 toneladas;, ensina o guia e instrutor Tárcio Ramon Mendes, 24 anos.

;Passam ao lado do barco, chegam até atravessar por baixo;, relata o comandante Benedito Fernandes, 50 anos, sobre o início da temporada. Há 28 anos na condução de passeios marítimos, explica que, apesar da docilidade da espécie, cuidados são necessários. Ao perceber movimentos das baleias no mar, reduz a velocidade e aproxima-se devagar, até desligar os motores, medidas para reduzir os ruídos que possam espantá-las. ;Elas convivem bem conosco, todo ano.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação