Turismo

Boas atrações fizeram de Gramado um dos maiores sucessos turísticos do país

postado em 28/11/2012 11:56


Há pouco mais de 30 anos, Gramado era uma pequena cidade serrana do Rio Grande do Sul com boas atrações, mas de universo limitado. Lugar de veraneio, principalmente, para famílias de Porto Alegre (a 135 quilômetros), já tinha tradição de boa hotelaria e serviços, mas sua fama pouco atravessava as divisas do Sul do país. Os meses de inverno marcavam a alta estação turística em função das temperaturas baixas ; às vezes baixíssimas ;, pontuando um clima frio que até hoje se mantém. E vale lembrar que em termos populacionais Gramado ainda é pequena, com 32 mil habitantes.

[SAIBAMAIS]Naquela época, nos outros meses do ano (fora do inverno), comerciantes e hoteleiros tentavam se manter com os parcos clientes (havia férias coletivas para os empregados), até que, há 26 anos, alguém teve uma ideia que viria a ser mostrar grandiosa: fazer um espetáculo de Natal. O raciocínio era simples e apontava para a realização de shows e outras atrações no mês de dezembro, época de pouco movimento na cidade. Deu no que deu: o Natal Luz de Gramado é a maior festa natalina do Brasil e uma das maiores do mundo (leia na página 3), com festejos que vão até janeiro.

No entanto, seria injusto fazer crer que o sucesso turístico de Gramado ; e a reboque, a vizinha Canela ; possa ser creditado somente a eventos ou a temporadas. A excelência em bons serviços, o visual da cidade e a natureza que a circunda, além do clima ; que raramente ultrapassa 30;C e chega facilmente a 0 ;C no inverno ;, são outros bons jogadores desse time. Itens de couro, sapatos e malharia também são pontos fortes do comércio local.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação