postado em 05/12/2012 11:20
[SAIBAMAIS]Tanto o passeio a Changdeokgung quanto a Hwaseong podem ser combinados com incursões pela gastronomia coreana nos arredores. Em Seul, perto do palácio, há um bairro histórico com ruas estreitas e o restaurante Tosokchon, uma joia arquitetônica antiga, com vários pátios internos. Nos salões, senta-se no chão, em mesas longas compartilhadas com outras pessoas, para comer a samgyetang, sopa feita com um frango pequeno, recheado de ginseng e ameixas e servido em cumbuca individual, com arroz. Lembra a nossa canja, e tem a mesma função reconfortante. O Tosokchon não aceita reservas, e conseguir entrar lá pode exigir longa espera na fila.
Em Hwaseong, como em outros lugares da Coreia, é possível ir a restaurantes especializados em kwang bok, o churrasco coreano: carnes são servidas cruas, para assar em churrasqueiras a carvão embutidas no tampo das mesas. Como acompanhamento, há vários vegetais crus e cozidos.
Há muitos outros tipos de pratos à base de arroz, vegetais, macarrão, panquecas e, como o país tem uma extensa costa, peixes e algas. Um destaque especial é o kimchi, conserva de vegetal, em geral repolho, fermentado e apimentado. Para sorrir nas fotos, brasileiros falam xis, norte-americanos, cheese e coreanos, kimchi.