Turismo

Obras de Niemeyer estão espalhadas também no eixo Rio-São Paulo

postado em 12/12/2012 10:06

[SAIBAMAIS]Com quase 80 anos de trabalho, o arquiteto mais conhecido do Brasil deixou marca em várias cidades. Uma delas é a capital carioca, com diversos edifícios projetados por Niemeyer, principalmente no começo da carreira, entre elas a Passarela do Samba, um dos principais cartões-postais, e a casa onde morou, na beira da Floresta da Tijuca. São Paulo não fica de fora. A metrópole também abriga os característicos prédios modernistas, com destaque para os do Parque Ibirapuera. Outras construções estão espalhadas pelo Norte, Nordeste e Sul do país. Que tal incluir algumas dessas obras no seu próximo roteiro de viagem? Confira a lista que o Turismo preparou abaixo.

Rio de Janeiro
Entre todos os lugares que abrigam as obras do arquiteto mais famoso do Brasil, não poderia faltar sua cidade natal. Foi no Rio, também, que Niemeyer concluiu sua graduação pela Escola Nacional de Belas Artes, em 1934. Três anos depois, projetou a Obra do Berço (uma instituição de caridade sem fins lucrativos), no bairro da Lagoa, que foi seu primeiro trabalho de impacto, oferecido gratuitamente, e é um dos bens tombados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro (INEPAC-RJ).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação