Turismo

Sul e Nordeste guardam obras de Niemeyer em parques, museus e monumentos

postado em 12/12/2012 10:07

Museu Oscar Niemeyer em Curitiba: local ganhou o apelido de

[SAIBAMAIS]Para quem viaja de ônibus (e principalmente para quem vê de cima do avião), é difícil não prestar atenção no suntuoso Terminal Rodoviário de Londrina, no Paraná. Apesar das modificações que sofreu, razão pela qual Niemeyer não assinou o projeto, ainda tem ;a cara; do arquiteto. A construção é feita toda de zinco (sendo que originalmente deveria ser de concreto) e em formato circular. No centro possui uma abertura e um jardim.

Descendo até Curitiba, no Paraná, fica o Museu Oscar Niemeyer (MON), que completou 10 anos de atividade. São 12 salas que recebem diversas mostras nacionais e internacionais, além do acervo permanente, que conta com o pátio de esculturas, exibindo artistas como Erbo Stenzel, Amélia Toledo, Ângelo Venosa, Bruno Giorgi, Emanoel Araújo, Marcos Coelho Benjamin, Sérvulo Esmeraldo, Tomie Ohtake e, claro, Niemeyer. O MON tem o formato parecido com um olho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação