Turismo

Blocos e escolas de samba enlouquecerão os foliões no Rio de Janeiro

Haverá esquema especial de transporto e reforço policial no carnaval mais popular do mundo

postado em 16/01/2013 11:13

Entre as opções de blocos, a Banda de Ipanema que reuniu milhares de foliões no ano passadoO Rio de Janeiro ferve em fevereiro. Uma semana antes do Carnaval, o comércio já não é o mesmo e, na sexta-feira, todo mundo sai do trabalho mais cedo. Nas ruas, os turistas e os moradores vivem o ritmo agitado da festa. Uma multidão toma as calçadas e pistas para pular atrás dos blocos. Nas quadras das escolas de samba, os ensaios anunciam um espetáculo que a televisão tenta transmitir, mas só quem está lá é capaz de sentir a verdadeira vibração do público, da bateria e dos passistas. Os sambas-enredo, que ecoam no Sambódromo, dividem espaço com as marchinhas políticas, adultas, infantis e de hits nacionais e internacionais, que trios e percussionistas tocam nas avenidas.

A RioTur, empresa de turismo vinculada à Secretaria municipal, espera receber 900 mil pessoas durante os dias de festa e, para isso, promove um esquema especial de transporte, limpeza e segurança. O metrô funcionará 24 horas, a partir de 8 de fevereiro, até a quarta-feira de cinzas. Banheiros químicos ficam espalhados onde há grande circulação de pessoas. Todo ano, há policiamento especial nos blocos autorizados pela prefeitura. Em 2012, mais de mil foliões foram detidos por urinar na rua. Se você não gosta das cabines químicas, recorra aos bares e restaurantes, que costumam cobrar uma taxa para quem não é cliente.


O folião que deseja curtir o carnaval sem pagar nada pode aproveitar alguns dos cerca de 492 blocos que percorrem a cidade. Como são muitas opções, recomenda-se conferir antes o estilo de cada um e montar um cronograma. Enquanto a prefeitura não libera a agenda oficial, que deve sair nessa semana no www.rioguiaoficial.com.br, alguns sites, como o www.wikirio.com.br e o www.diariodorio.com, especulam os trajetos e horários. Dos mais tradicionais ; como o Cordão da Bola Preta, que reuniu 2,3 milhões de pessoas no ano passado, e o Céu na Terra, famoso pela presença de famílias inteiras e grupos de amigos caprichosamente fantasiados ; até os temáticos, como o AfroReggae, o Sargento Pimenta, que homenageia os Beatles, e o Toca Rauuul, para quem duvida que rock combina com carnaval.


Confira vídeos sobre os blocos e escolas

Sargento Pimenta
[VIDEO1]
Bloco da Preta
[VIDEO2]
Mangueira
[VIDEO3]
Haverá esquema especial de transporto e reforço policial no carnaval mais popular do mundo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação