O som do frevo embala o passo dos foliões em Pernambuco. Purpurina, guarda-sol colorido e muita animação tomam conta das principais ruas de Recife e Olinda, fazendo do carnaval de lá um dos mais tradicionais e divertidos do Nordeste. Em Recife, os homenageados deste ano serão: o percussionista Naná Vasconcelos, que, tradicionalmente, abre a festa da cidade ao reger os batuqueiros na sexta-feira gorda, e o fotógrafo Alcir Lacerda, que dedicou a vida à fotografia e ficou famoso por suas fotos preto e branco. Ele esteve presente e registrou momentos históricos do estado, como a seca e a explosão de uma bomba no Aeroporto de Guararapes. Lacerda faleceu em setembro do ano passado, vítima de um infarto, aos 85 anos.
Embora a programação oficial só seja divulgada em 25 de janeiro, a Secretaria de Turismo informou que a estrutura do ano passado deve ser mantida. Em 2012, foram mais de 700 mil pessoas por dia na cidade, 300 atrações locais e nacionais e 325 apresentações distribuídas em 17 polos. Uma das mudanças será em relação à política cultural, com foco nas manifestações regionais, que fazem o carnaval de chão, dando mais visibilidade a elas.
Uma das principais atrações da capital pernambucana é o desfile do Galo da Madrugada. Neste ano, chega a sua 36; edição com o tema ;O rio São Francisco deságua no mar do frevo;. A expectativa é que o bloco reúna mais de 2 milhões de pessoas no sábado de carnaval. E a folia deve durar mais de nove horas, com início marcado para às 9h e término para às 18h30.
Confira vídeo do melhor do carnaval da Bahia
[VIDEO2]
Chiclete com banana
[VIDEO1]