Não fossem alguns carros transitando pela rua, a sensação de andar pelo centro de Segovia é a de ter ido parar em um filme medieval. A começar pelo maior monumento da cidade: o aqueduto romano (Plaza del Azoguejo, 1). A belíssima construção tem 166 arcos, 14.965 metros de comprimento e 28 metros de altura. Foi feita ainda no século 1, sem qualquer tipo de argamassa, para abastecer a cidade com água. O canal vai até o Alcázar, um dos principais castelos da província ; dizem que serviu de inspiração para Walt Disney ; e onde viveram desde monarcas medievais até Felipe II.
[SAIBAMAIS]Se por fora ele impressiona, devido às torres, por dentro é ainda melhor. Muitos espaços estão abertos à visitação e os turistas podem apreciar a arquitetura gótico-mudéjar (com atenção especial para os tetos adornados) e móveis de séculos atrás, como os tronos do rei e da rainha, dezenas de armaduras e a sala de armas.
Outra obra imponente é a Catedral (Plaza Mayor), que mistura o gótico e o barroco e data do século 16. Um bom museu para quem quer saber mais sobre Segovia é a Casa del Sol (Calle Socorro, 11). Além disso, várias casas que pertenceram a nobres, hoje, fazem parte da rota turística local. Entre as mais interessantes estão a Casa de los Picos (decorada com formas que lembram pontas de diamantes), a Casa de la Química, que foi o laboratório real de Segovia, dirigida por Louis Proust no século 18, e a Casa-Museu do poeta romântico Antonio Machado