postado em 22/03/2013 14:09
Fundado em 1913, nos jardins do Chelsea Royal Hospital, em Londres, o RHS Chelsea Flower Show, como é oficialmente conhecido, tornou-se um dos eventos anuais mais celebrados do mundo. Desde que começou, a exposição cresceu de 244 para mais de 500 expositores e atualmente atrai 160.000 visitantes. Este ano, ela vai de 21 a 25 de maio.
No decorrer de quase um século, o Chelsea Flower Show testemunhou mudanças radicais na moda da horticultura, que abrange estilos variados, de minúsculos bonsais japoneses até um jardim-pirâmide de 24 metros de altura. No coração de Chelsea fica a exibição de plantas organizada no Great Pavilion, com arranjos feitos tanto por profissionais quanto por amadores.
[SAIBAMAIS]Atualmente, o Chelsea Flower Show é considerado o evento mais importante na horticultura, sem mencionar a agenda social: trata-se também de um evento da moda, com os chapéus e vestidos tão admirados e elaborados quanto as flores. Além de passear absorvendo as exibições extravagantes, inovadoras e perfumadas, os visitantes costumam desfrutar delícias típicas britânicas como scones (pãezinhos redondos) com chá, Pimms (drinque muito consumido no verão) e limonada.
Cinco fatos fascinantes sobre o Chelsea Flower Show:
1. Em 2012, os visitantes da mostra beberam 1.068 garrafas de champanhe, 15.887 xícaras de chá e consumiram 8.734 sanduíches.
2. Ao longo dos últimos 100 anos, houve mais de 250 expositores de outros países. A Holanda enviou o maior número de participantes.
3. Em geral, gnomos e outras criaturas coloridas míticas são banidos da exposição, mas este ano há uma exceção, e "gnomos celebridades" inspirados em sugestões da atriz ;Dame; Maggie Smith e do criador da série Downton Abbey, Julian Fellowes, serão leiloados no EBay para a campanha do RHS para jardinagem em escolas.
4. Chelsea Flower Show é a exposição de flores mais associada à família real que, todos os anos, comparece no dia da abertura. A rainha Elizabeth II é a patrona da Sociedade Real de Horticultura e durante o seu reinado só deixou de comparecer a 12 edições da exposição.
5. Para erguer a exposição da grama até a decoração final são necessárias 800 pessoas e 33 dias de trabalho.
A exposição é tão boa que todos querem visitá-la, o que faz com que os ingressos se esgotem rapidamente. Se você não conseguir entradas neste ano, há outras maneiras de capturar a vibração de Chelsea, além de outras mostras de flores igualmente belas e divertidas. Saiba mais no
Veja galeria de fotos