Juliana A. Saad, Especial para o Correio
postado em 10/04/2013 08:15
Com 2 mil anos de história ; origem certificada pelo anfiteatro romano nas colinas de Fourvi;re ; e intensa programação cultural e festiva em todos os meses, Lyon mostra construções seculares nas ruelas, com prédios medievais e igrejas, como a bela catedral de Fourvi;re, e ao mesmo tempo edificações modernas de arquitetos globalmente reconhecidos: Renzo Piano, Calatrava e Mario Botta.
[SAIBAMAIS]O centro antigo é reconhecido como Patrimônio Mundial da Unesco desde 1998. Com situação geográfica privilegiada, Lyon foi fundada por um tenente de Júlio César, assim surgiu a influência romana. Depois, veio o desenvolvimento renascentista e, hoje, além da importância econômica (polo de telecomunicações, de serviços imobiliários e grande comércio), a cidade é definitivamente turística com seu apelo gastronômico.
Prepare-se para uma comida vigorosa, como a assiette de cochonnaille apresentada como aperitivo, mas que é quase uma refeição, pois mistura vários tipos de embutidos de porco. Não se espante se lhe oferecerem algumas rodelas de jésus, um forte salame local. Os patês são servidos em toda parte, com molho ao vinho ou encapados em brioche. A verdadeira cozinha de Lyon é aquela da mãe ou da vovó, com muito frango (o melhor da França está ali perto, o de Bresse), boi (o bom charolês) e cordeiro. Tudo regado ao vinho Beaujolais, usado na panela e na taça.